Presidente Lula grava vídeo em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo

13/03/2023 16h15


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Governo FederalPresidente Lula fala sobre a Batalha do Jenipapo, no Piauí.(Imagem:Reprodução/Governo Federal)Presidente Lula fala sobre a Batalha do Jenipapo, no Piauí.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo, comemorado nesta segunda-feira (13). O fato foi o único conflito armado na busca pela Independência do Brasil.

No vídeo, Lula saudou o povo piauiense e destacou a data como "marco importante para a consolidação da Independência do Brasil".

"Neste 13 de março de 2023, eu quero saudar o povo lutador do estado do Piauí por esses 200 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no Piauí, marco importante da consolidação da Independência do Brasil. Temos muitas lutas a vencer e cada homem, cada mulher do Piauí sabe que contará com a minha gratidão e apoio para as novas vitórias. Feliz Dia da Independência. Abraços ao bravo povo do Piauí",
declarou o presidente.

Mais homenagens
Imagem: Divulgação/Ascom  Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o governador Rafael Fonteles durante solenidade aos 200 anos da Batalha do Jenipapo.(Imagem: Divulgação/Ascom ) Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o governador Rafael Fonteles durante solenidade aos 200 anos da Batalha do Jenipapo.

O atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou das solenidades em alusão aos 200 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Em seu discurso, ele destacou a luta dos piauienses para a Indepedência do Brasil.

“Nós tínhamos sempre a ideia de que bastou Dom Pedro I levantar uma espada na margem do Ipiranga e tudo foi resolvido para a independência do Brasil. A verdade não é bem essa, brasileiros e brasileiras vieram colocar sua própria vida para que pudéssemos ter esse continente chamado Brasil”,
declarou.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), postou em rede social que a Batalha do Jenipapo foi "um dia histórico para Campo Maior, para o Piauí e para o Brasil".

"Um dia histórico para Campo Maior, para o PiauÍe para o Brasil. Neste 13 de Março, celebramos a coragem e a bravura dos piauienses que há 200 anos lutaram na Batalha do Jenipapo, um confronto fundamental para consolidar a independência e assegurar a unidade do nosso país. Mais do que conhecer a história da Batalha do Jenipapo, é importante que possamos nos inspirar nos homens e mulheres que desafiaram o medo em busca do ideal de liberdade. Destemidos como eles, vamos juntos construir um Piauí mais próspero para nós e para as gerações futuras", disse.

Luta na Independência do Brasil
Imagem: BBC  Cemitério do Jenipapo, no Piauí, onde foram sepultados os mortos da batalha.(Imagem:BBC ) Cemitério do Jenipapo, no Piauí, onde foram sepultados os mortos da batalha.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: batalha, luta, jenipapo