Presidente Lula grava vÃdeo em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo
13/03/2023 16h15Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/Governo Federal
Presidente Lula fala sobre a Batalha do Jenipapo, no Piauí.
Presidente Lula fala sobre a Batalha do Jenipapo, no Piauí.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo, comemorado nesta segunda-feira (13). O fato foi o único conflito armado na busca pela Independência do Brasil.
No vídeo, Lula saudou o povo piauiense e destacou a data como "marco importante para a consolidação da Independência do Brasil".
"Neste 13 de março de 2023, eu quero saudar o povo lutador do estado do Piauí por esses 200 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no Piauí, marco importante da consolidação da Independência do Brasil. Temos muitas lutas a vencer e cada homem, cada mulher do Piauí sabe que contará com a minha gratidão e apoio para as novas vitórias. Feliz Dia da Independência. Abraços ao bravo povo do Piauí", declarou o presidente.
Mais homenagens
Imagem: Divulgação/Ascom
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o governador Rafael Fonteles durante solenidade aos 200 anos da Batalha do Jenipapo.
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o governador Rafael Fonteles durante solenidade aos 200 anos da Batalha do Jenipapo.O atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou das solenidades em alusão aos 200 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Em seu discurso, ele destacou a luta dos piauienses para a Indepedência do Brasil.
“Nós tínhamos sempre a ideia de que bastou Dom Pedro I levantar uma espada na margem do Ipiranga e tudo foi resolvido para a independência do Brasil. A verdade não é bem essa, brasileiros e brasileiras vieram colocar sua própria vida para que pudéssemos ter esse continente chamado Brasil”, declarou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), postou em rede social que a Batalha do Jenipapo foi "um dia histórico para Campo Maior, para o Piauí e para o Brasil".
"Um dia histórico para Campo Maior, para o PiauÍe para o Brasil. Neste 13 de Março, celebramos a coragem e a bravura dos piauienses que há 200 anos lutaram na Batalha do Jenipapo, um confronto fundamental para consolidar a independência e assegurar a unidade do nosso país. Mais do que conhecer a história da Batalha do Jenipapo, é importante que possamos nos inspirar nos homens e mulheres que desafiaram o medo em busca do ideal de liberdade. Destemidos como eles, vamos juntos construir um Piauí mais próspero para nós e para as gerações futuras", disse.
Luta na Independência do Brasil
Imagem: BBC
Cemitério do Jenipapo, no Piauí, onde foram sepultados os mortos da batalha.
Cemitério do Jenipapo, no Piauí, onde foram sepultados os mortos da batalha.A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews









