Presas tumultuam vistoria e PM é acionada no presídio feminino

04/06/2015 08h17


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarPresas tumultuam vistoria e PM é acionado no presídio feminino.(Imagem:Cidadeverde.com)

Detentas da penitenciária feminina de Teresina (PI) iniciaram um motim por volta de 16h da última quarta-feira (3). As presas fizeram barulho e ameaçaram atear fogo no local. A situação foi controlada no final da tarde.

Duas detentas passaram mal e foram levadas por ambulâncias do Samu, supostamente com problemas de pressão arterial.

Socorro Godinho, diretora da penitenciária feminina, informou que ocorreu um pequeno motim em reação a vistoria mais rigorosa realizada na tarde de hoje. Seis detentas reagiram contra a fiscalização e houve um tumulto. Presas bateram boca com a polícia e duas delas desmaiaram.

Há mais de um ano essa vistoria "pente fino", como classificou a diretora, não era realizada na penitenciária. "É uma espécie de pente fino, um procedimento que precisa de tempo e de um volume maior de pessoas", explicou Socorro Godinho, sobre o tumulto nas celas A e B.

Segundo a diretora, não houve danos a estrutura da penitenciária e a transferência de detentas para a Casa de Albergados foi descartada.

"É um procedimento de rotina. Já foi contido, estamos aguardando acalmar. Vamos abrir alguns procedimentos disciplinares por desacato, mas não houve agressão a policial. E por conta da agitação e tumulto, as idosas sofreram mais",
disse a diretora.

Segundo Kleiton Holanda, diretor do sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi), a informação inicial era de que as detentas se amotinaram por conta da superlotação da unidade. A penitenciária feminina de Teresina conta hoje com 146 detentas para aproximadamente 100 vagas.

Viaturas do batalhão Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e agentes da inteligência da Secretaria de Justiça foram acionados para atuarem no local.