Prefeitura de Pedro II, no Piauí, descarta Festival de Inverno em 2022 e anuncia retorno em 2023
16/06/2022 10h29Fonte G1 PI
Imagem: Lucas Marreiros/g1
Última edição realizada do Festival de Inverno de Pedro II, em 2019.
Última edição realizada do Festival de Inverno de Pedro II, em 2019.A Prefeitura Municipal de Pedro II, 195 km ao Norte de Teresina, descartou a realização do Festival de Inverno em 2022. Em nota divulgada na noite de quarta-feira (16), a administração afirmou que ainda vive luto pelo recente falecimento do prefeito Alvimar Martins e que o aumento de casos de Covid-19 também foi um dos motivos para não realizar o evento neste ano.
No início deste mês, uma postagem nas redes sociais do festival afirmava que havia um plano de realizar o evento no período do aniversário de Pedro II, em agosto. Tradicionalmente, o festival é realizado em junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi.
Quando os números de infecções e óbitos pela doença provocada pelo novo coronavírus reduziram, em 2021 e no início de 2022, especulou-se que o evento retornaria, mas nenhum comunicado oficial havia sido feito até quarta (15).
Na nota da prefeitura, a gestão informou que a decisão foi tomada após reunião com o Governo do Estado. A atual prefeita da cidade, Betinha Brandão (PSB), que assumiu após a morte de Alvimar Martins, declarou que o adiamento do festival foi necessário e a expectativa é que ele possa ser realizado da melhor forma no próximo ano.
“Estamos passando por um momento ainda de resignação pelo falecimento do nosso ex-prefeito, que deixou uma grande tristeza em todos nós. Em segundo lugar, para garantir a proteção e a segurança dos pedrossegundenses e visitantes contra a covid-19, é melhor que não aconteça o evento neste ano. Daremos o nosso melhor para que, em 2023, estejamos juntos, celebrando um dos maiores festivais culturais do Brasil", disse a gestora.
O Festival de Inverno foi criado em 2004, realizado em parceria entre a prefeitura da cidade, o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ao longo de 16 edições, passaram pelos palcos do evento bandas locais, regionais e grandes nomes da música nacional, como Skank, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Ana Carolina, Alcione e Vanessa da Mata.
A 17ª edição foi cancelada, em 2020, após o início da pandemia. Em sua última edição realizada, o evento reuniu shows de Adriana Calcanhotto, Toni Garrido e Paulo Ricardo.








