Prefeito de Campo Maior diz que 2 pessoas morreram à espera de leitos; direção de hospital nega

24/03/2021 14h06


Fonte G1 PI

O prefeito Joãozinho Félix (MDB), da cidade de Campo Maior, cidade a 75 km de Teresina, declarou que dois pacientes morreram dentro de ambulâncias, na noite dessa terça-feira (23), por falta de vagas no Hospital Regional da cidade. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), responsável pela unidade de saúde, negou que as mortes tenham ocorrido em ambulâncias (veja nota na íntegra ao fim da reportagem).

O gestor disse que o hospital não consegue mais receber pacientes por estar 100% ocupado, mas a Sesapi afirmou que os pacientes estavam internados e que o hospital ainda tem 19 vagas disponíveis para atendimento de pacientes.
Imagem: Gilcelene Araújo/G1Hospital Regional de Campo Maior.(Imagem:Gilcelene Araújo/G1)Hospital Regional de Campo Maior.

A diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Celene Fontenele, também foi procurada pelo G1 e afirmou que a informação do prefeito é falsa. Ela disse que existem leitos disponíveis para o atendimento de pacientes, e que por isso não existe a possibilidade de pessoas estarem morrendo em ambulâncias à procura de atendimento.

Segundo Celene, as imagens divulgadas pelo prefeito para a imprensa, que mostram várias ambulâncias na frente da unidade de saúde, foram feitas há 18 dias, quando estava sendo realizada a ampliação dos leitos.

Prefeito diz que pacientes precisam de UTI

O prefeito Joãozinho Félix afirmou que duas mortes ocorreram em ambulâncias na terça-feira (23), na espera por leitos. Segundo o gestor, o hospital não tem leitos de UTI, e não consegue atender pacientes em situação grave. Além disso, a unidade de saúde atende a cidade e moradores de outros 22 municípios da região. Somente em Campo Maior, são 50 mil pessoas.

"As pessoas estão morrendo e não temos como atender. O Samu é acionado e ele não tem como fazer o atendimento, porque não se pode tirar uma pessoa que está sendo atendida na ambulância, para dar lugar a outra. Tem pessoas que são atendidas nas ambulâncias, do lado de fora do hospital", lamentou o prefeito.

Ele disse que, normalmente, Teresina e Piripiri recebem os pacientes de Campo Maior, quando há necessidade, mas a alta de casos de Covid-19 tem afetado o sistema de saúde de todo o estado do Piauí, com lotação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todas as unidades de saúde.

O prefeito disse que está "desesperado" e pediu ajuda do Governo do Piauí, responsável pela gestão do hospital. Segundo ele, a cidade precisa de leitos de UTI, mas a unidade tem apenas leitos clínicos. “Eu estou desesperado, porque eu não sei mais o que fazer, eu preciso da ajuda do governo. O município está sem qualquer estrutura para atender esses casos. Temos uma maternidade que poderia atender, mas não tivemos resposta do governo sobre um convênio para isso dar certo”, afirmou.

O G1 entrou novamente em contato com o prefeito Joãozinho Félix, após a Sesapi negar as mortes, mas ele manteve a informação de que as mortes ocorreram nas ambulâncias.

“Ocorreram sim as mortes ontem nas ambulâncias. Estão ocorrendo as mortes nos hospitais e nas ambulâncias. Atendemos 22 municípios, os prefeitos me ligam desesperados porque mandam os pacientes para a nossa cidade, não tem como a gente atender e eles morrem, ás vezes morrem já no caminho. Essa é a nossa situação”, disse o prefeito.

Já sobre a ocupação dos leitos, ele nega a informação da Sesapi de que existem leitos disponíveis. “É mentira. Eles não estão dizendo a verdade. Se tivesse leitos, não tinham ambulâncias voltando sem conseguir atendimento para os pacientes. Eu sou o prefeito da cidade, eu sei a situação que estamos passando. Aqui são só 37 leitos e estão todos ocupados. Não existe mais vaga. O hospital não está mais conseguindo fazer atendimentos que chegam”, afirmou.

Diretora nega mortes

Já a diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Celene Fontenele, afirmou que as declarações do refeito se tratam de Fake News.

“Lamentavelmente ele falou inverdades e desestabilizou a população. Não teve morte em ambulâncias, temos hoje 22 leitos disponíveis para tratamento de casos de Covid. Hoje já tivemos 4 altas e uma internação. As imagens que ele divulgou para a imprensa, acredito que foram feitas há uns 18 dias, quando estávamos em processo de ampliação dos leitos”, afirmou a diretora.

Celene Fontenele disse que não foi procurada pelo prefeito para tratar sobre a situação do hospital. “Antes de ele ouvir outras pessoas, eu gostaria que o prefeito tivesse me procurado para falar sobre o assunto. O que foi falado não é verdade e ele colocou sem nos procurar. Temos dois médicos 24h, fisioterapeuta, nutricionista e toda uma equipe para tratamento das pessoas com Covid. Como gestor, queremos dele uma parceria, precisamos fortalecer a política de saúde, pois estamos tratando de vidas”, destacou.

A diretora afirmou que estão sendo registrados óbitos no município, mas que não tem ocorrido qualquer tipo de negligência. “No decorrer da pandemia tivemos óbitos, mas nenhuma aconteceu por negligência. Se tiver 100% dos leitos ocupados, nós temos a capacidade de ampliar. Temos como fazer isso”, pontuou.

Sesapi se manifesta

Em nota encaminhada ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) negou que as mortes tenham ocorrido em ambulâncias, quando os pacientes esperavam por leitos. Segundo a Sesapi, os pacientes estavam internados. A secretaria também destacou que o hospital regional possui vagas para atendimento de casos de Covid-19.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na última terça-feira (23), a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina.

O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional. No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.

O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM, o mesmo está em pleno funcionamento.


Medidas restritivas

O gestor disse, ainda, que não é a favor do fechamento do comércio, afirmando que a economia está sofrendo os efeitos da pandemia e os empresários se sentem prejudicados. Contudo, pesquisas indicam que o isolamento social tem efeitos importantes no controle da doença.

Diante da situação, o Governo do Piauí decidiu prorrogar por uma semana em todo o estado as medidas restritivas impostas com objetivo para conter o avanço da contaminação do coronavírus, após ser registrado um aumento de casos de Covid-19 e ocupação de leitos de UTI em mais de 90%. A decisão foi anunciada no último sábado (21), além da decisão de antecipar um feriado para a próxima sexta-feira (26).

Mantido o toque de recolher de 21h às 5h, até o dia 28 de março
  • O comércio poderá funcionar até às 17h; Shoppings centers poderão funcionar de 12h às 20h;
  • Suspensas as atividades que envolvam aglomeração, como atividades esportivas e sociais
  • bares, restaurantes, depósitos de bebidas e similares só poderão funcionar até às 20h
  • Administração Pública funcionará preferencialmente por teletrabalho, com contingente máximo de 30% de servidores em atividade presencial

No dia 15 de março o governador Wellington Dias (PT) deu início a implementação das medidas restritivas, que deveriam se encerrar o dia 21 de março, mas com a continuidade do aumento dos casos, as medidas foram prorrogadas até às 24h do domingo, dia 28 de março.

Piauí registra recorde de casos

O Piauí registrou 1.651 casos e 19 óbitos por Covid-19 em 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite de terça-feira (23). De acordo com o órgão, foi o maior número de casos confirmados em um dia desde o início da pandemia.

Os casos confirmados no estado somam 196.010, distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.870 e foram registrados em 217 municípios.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, pacientes, mortes