Praias registram aglomerações e pousada é multada em R$ 15 mil no Litoral do Piauí

03/08/2020 14h33


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeTuristas desrespeitam decretos de isolamento social e causam aglomeração em praias do Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Turistas desrespeitam decretos de isolamento social e causam aglomeração em praias do Piauí.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, turistas lotaram as praias do Litoral piauiense no último fim de semana. Durante a movimentação, uma pousada foi multada em R$ 15 mil pela Vigilância Sanitária, por funcionar fora dos protocolos exigidos. De acordo com o Governo do Estado, o uso das praias só será liberado em setembro.

Ao longo do fim de semana, outras irregularidades foram encontradas pela fiscalização. Em Luís Correia, houve multa para os realizadores de uma seresta na localidade Esperança, Zona Rural do município. Além disso, os proprietários de dois veículos também foram multados por transitar na praia.

Em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, a vigilância fez a notificação de banhistas que realizavam mergulho ou que não estavam usando a máscara. Atualmente, não é permitido o mergulho e só podem ficar juntas, um total de cinco pessoas, no máximo.
Imagem: Reprodução/TV ClubeO turismo tem aumentado nas praias do litoral piauiense, mesmo em meio à pandemia.(Imagem:Reprodução/TV Clube)O turismo tem aumentado nas praias do litoral piauiense, mesmo em meio à pandemia.

Em Parnaíba, os mercados públicos estiveram movimentados e o comércio foi mais intenso do que nos finais de semana anteriores. A fiscalização da Vigilância Sanitária pretende continuar realizando o acompanhamento nos próximos finais de semana.

Liberação das praias

O governo do Piauí organizou um cronograma para que as atividades retornem gradualmente. Contudo, as praias e outros locais destinados ao lazer, como shoppings, só poderão retornar no mês de setembro. Veja como está o planejamento para a retomada das atividades:
  • Grupo I – flexibilização em 4 momentos (06/07 – 13/07 – 20/07 – 27/07)
  • Grupo II – flexibilização em 2 momentos (10/08 – 24/08)
  • Grupo III – flexibilização em 2 momentos (08/09 – 22/09)
Grupo I: atividades consideradas de alto impacto e suas atividades correlatas: indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal.
Foram acrescidas as atividades de saúde humana e animal dada sua relevância para a sociedade.

Grupo II: atividades de médio impacto econômico, como: administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviço.
  • 03/08 - Shopping (parcialmente)
  • 17/08 - Bares e Restaurantes
  • 20/08 - Concessionárias de veículos, Autopeças, Petshop, Comércio de móveis e eletrodomésticos;
  • 27/08 - Lojas do Centro, Roupas, Tecidos, Calçados, Armarinhos (todo comércio atacadista e varejista, com 50 por cento de percentual).
  • 27/08 - atividades religiosas. Só com 30% de público
Grupo III: atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III pois propiciam à propagação da doença.
  • 08/09 - Atividades esportivas, culturais, lazer, academias, cinemas (nos shoppings) e as praias.
  • 22/09 - Educação, escolas particulares e públicas.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: semana, atividades, praias