População saqueia caminhão tanque e pode ter contaminado solo no Sul

16/11/2015 08h43


Fonte G1PI

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estão acompanhando os trabalhos de analise do solo em Redenção do Gurgueia, a 690 Km de Teresina, após moradores terem saquedos diesel e gasolina de um caminhão tanque que ficou parcialmente destruído após um acidente na BR-135.

Segundo a Semar, o acidente aconteceu no Km 403 da BR-135 na quinta-feira (12), quando o motorista do caminhão perdeu o controle, e o veículo desceu um barranco de aproximadamente cinco metros de profundidade. O carro não tombou, a carga não vazou e condutor teve apenas ferimentos leves em um dos braços.

Técnicos da Semar e da equipe especialista em análise do solo estão preocupados porque a carga de 10 mil litros de diesel e 5 mil litros de gasolina foi saqueada pela população com baldes e outros recipientes.

“Não houve vazamento da carga, mas o derramamento decorrente da ação dos populares. O veículo foi retirado com a ajuda de dois guinchos. Uma empresa especializada em remediação de áreas contaminadas está no local realizando a remoção do solo atingido pelo derramamento. É um trabalho que demora, mas a Semar está acompanhando e a área somente será liberada quando não houver mais perigo de contaminação”, explicou o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

A documentação referente ao licenciamento ambiental da empresa transportadora será verificada após o encerramento dos trabalhos. A carga estava sendo transportada de Teresina para Santa Filomena.

Tópicos: semar, carga, solo