População indígena mais que dobrou no Piauí em 12 anos, segundo IBGE

03/11/2022 15h21


Fonte G1 PI

Imagem: Ascom/IBGEClique para ampliarCenso 2022 no Piauí(Imagem:Ascom/IBGE)Censo 2022 no Piauí

Em balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática informou que população autodeclarada indígena mais que dobrou no Piauí desde o Censo 2010. Ao todo, no estado, aproximadamente 25 mil domicílios não foram recenseados até o final da terceira parcial, realizada até a segunda-feira (31) no Piauí.

Segundo Raniere Leite, coordenador operacional do IBGE no Piauí, o número representa aproximadamente 1,9% da população do estado, o que torna o Piauí o segundo com a menor taxa de recusa do país, ficando atrás apenas da Paraíba.

“O público mais difícil de acesso, principalmente em Teresina, são os dos condomínios. Nós estamos com dificuldades de acesso ao condomínio e por vezes a gente também não consegue ter acesso ao morador para responder, tem assim uma certa resistência ou um receio de receber o recenseador”, explicou ele.

O coordenador explicou ainda que o trabalho dos supervisores, de conversa com a população, visa conscientizar sobre a importância na coleta dos dados para que os governos Federal, Estadual e Municipal possam atuar com políticas públicas mais eficazes.

“Nós estamos fazendo novas visitas ao domicílio, tentando sensibilizar os moradores para que recebam o servidor do Ibge. Colocando a foto do recenseador principalmente nos condomínios para que seja verificado se aquele recenseador é de fato um servidor do Ibge e também estamos possibilitando que as pessoas recebam o recenseador ou responda ao questionário do Ibge pela internet como também por telefone, com agendamento” , disse Leite.
Durante o balanço, o IBGE informou ainda que 86,06% da população do Piauí já foi recenseada, o número equivale a 2.831.380 pessoas. A população declarada feminina no estado é maior que a que masculina, totalizando 1.448.250 o que representa 51,15%. Já os homens representam 48,85% da população, 1.383.130.

Foram apresentados também números parciais sobre a população autodeclarada indígena no estado, que representa 0,22%, totalizando 6.370 pessoas indígenas. No Censo de 2010, essa população era de 2.900.

Incluída pela primeira vez na pesquisa, a população quilombola representa até o momento 0,96% totalizando 27.258 pessoas no estado. De acordo com o coordenador, o trabalho do Ibge para coleta de dados para o Censo 2022 seguirá até a segunda semana do mês de novembro.

Assalto a recenseadores

O superintendente Leonardo Passos falou também sobre a diminuição dos casos de assalto a recenseadores. Segundo ele, os equipamentos usados pelos recenseadores só podem ser utilizados pelos servidores do órgão para coleta de dados, e que não é um aparelho de celular.

"Não tem valor de mercado e felizmente os números praticamente estão zerados nas últimas semanas, diminuíram bastante", informou Passos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui