Policiais civis, militares e bombeiros protestam contra o governo no Piauí

26/05/2015 14h18


Fonte G1 PI

Policiais civis, militares e bombeiros voltaram a protestar mais uma vez nesta terça-feira (26) em Teresina. De forma simultânea, as categorias fizeram manifestação em frente à Delegacia Geral e Praça da Liberdade, onde um acampamento foi montado. Os servidores são contra a proposta do governo do estado de parcelar o reajuste em duas vezes, que tem por base o subsídio de 30% dos cargos de delegado ou coronel.

O protesto acontece um dia depois dos delegados anunciarem uma paralisação por tempo indeterminado. Eles também cobram melhoria salarial, promoções e melhores condições de trabalho.

Imagem: Catarina Costa/G1Policiais militares e bombeiros montaram acampamento em protesto.(Imagem:Catarina Costa/G1)Policiais militares e bombeiros montaram acampamento em protesto.

De acordo com Toni Boron, representante do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), a categoria não aceitou a proposta do governo de pagar apenas 50% do reajuste esse ano e deixar o restante para 2016. Ele reclama que os policiais estão há dois anos sem promoção e diz que as diárias pagas aos civis não correspondem com a função.

“Falta estrutura, condições de trabalho, coletes, armamento e ainda pessoal. Estamos recebendo tickets de R$ 90”, disse.

O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, disse que não existe valorização dos policiais civis. “O governo tirou a condição especial de trabalho das chefias de plantão, cortou gratificações e em muitas delegacias só existe um único responsável pelas demandas quando o delegado não etsá presente”, falou.

O perito Francisco Leal também estava na manifestação e expôs a indignação da categoria. Segundo ele, a falta de pessoal é um dos principais problemas enfrentados pelos peritos que atuam no Piauí.

“A nossa luta, de escrivães e peritos, além de salarial, é também pela falta de material e principalmente recursos humanos. Hoje existem cerca de 120 peritos enquanto o ideal seria três vezes esse número. O déficit sobrecarrega os servidores que se deslocam para o interior e trabalham sem a mínima estrutura”, desabafou.

Acampamento

Os policiais militares e bombeiros montaram um acampamento na Praça da Liberdade e só devem deixar o local quando forem recebidos pelo governador Wellington Dias.

"Queremos dialogar, pois simplesmente fecharam as portas de negociação. Não aceitamos dividir novamente a última parcela do reajuste firmado quatro anos atrás, para maio de 2015 e 2016. Hoje um policial militar do Piauí trabalha desmotivado, alguns com 25 anos sem promoção e ainda é obrigado a comprar o próprio fardamento, porque não contamos com nenhuma estrutura do estado", declarou o presidente da Associação Cabos e Soldados do Piauí (Abecs), Agnaldo Oliveira.

Ainda de acordo o presidente da Abecs, os policiais militares querem discutir o reajuste salarial de 22% para os próximos quatro anos e um maior efetivo. Para ele, o comando chega ao déficit de seis mil, enquanto o quadro pessoal tem somente cinco mil homens e todo ano cresce o número de aposentados.

Para o Corpo de Bombeiros a situação é ainda pior, segundo o vice-presidente da Associação Bombeiros Militares do Piauí (Abmepi), tenente Flaubert Rocha. Ele destaca que a falta de estrutura e de pessoal são as principais reivindicações da categoria.

"Recentemente a Abmepi entrou com um processo no Tribunal Regional do Trabalho, porque estamos sem equipamentos de segurança pessoal e ganhamos indenização de R$ 2,5 milhões. O problema é que esse dinheiro sumiu e continuamos na mesma situação, queremos uma sindicância para saber em que o valor foi gasto", contou.

Imagem: Catarina Costa/G1Flaubert Rocha destaca problemas de estrutura no Corpo de Bombeiros.(Imagem:Catarina Costa/G1)Flaubert Rocha destaca problemas de estrutura no Corpo de Bombeiros.

Para o representante da Abmepi, há uma necessidade de mais 1.800 bombeiros no estado, que conta apenas com 320 homens e quatro unidades. Como solução para amenizar o problema, Flaubert Rocha prometeu entrar com uma ordem judicial para retirar os bombeiros dos aeroportos do Piauí.

"São 30% do nosso efetivo fazendo um serviço civil, já que a Infraero era quem deveria contratar estes profissionais. Já contamos com um quadro baixo e ainda fazemos funções que não são de nossa competência. Precisamos convocar os aprovados no último concurso para suprir parte da demanda", disse Rocha.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: governo, reajuste, categoria