Polícia Militar implanta base da Patrulha Maria da Penha em Valença do Piauí

21/12/2023 10h30


Fonte Governo do Piauí

A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Polícia Comunitária (CPCOM), realizou na manhã desta quarta-feira (20), a implantação da base da Patrulha Maria da Penha no 23° BPM, na cidade de Valença, na região sul. A ação faz parte do processo de descentralização do serviço para todo o estado.

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, também realizou a entrega de uma viatura lilás para o policiamento especializado no município. “Estamos expandindo as ações para atendermos as demandas de perto da população, na capital e todo o estado. Hoje é um dia de comemoração porque é mais uma implantação da Patrulha Maria da Penha, novos policiais e viatura nova que irão fazer frente a essa lamentável mancha que temos ainda que é a violência contra as mulheres”, enfatizou o comandante.
Imagem: DivulgaçãoO município foi contemplado também, com uma viatura lilás para o policiamento especializado na região.(Imagem:Divulgação)O município foi contemplado também, com uma viatura lilás para o policiamento especializado na região.

Para o tenente-coronel Jairo Oliveira, comandante do 23º BPM, o novo serviço irá fortalecer ainda mais a prevenção e repressão da violência contra a mulher no município. “Nós estamos recebendo hoje aqui na cidade de Valença, uma viatura da Patrulha Maria da Penha, tivemos os nossos policiais militares qualificados e, a partir de hoje, estaremos desenvolvendo esse policiamento específico às mulheres vítimas de violência. Nós temos a plena convicção de que este serviço será bem desenvolvido aqui na região, e isso minimizará os problemas sofridos por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, explicou o comandante.

Durante a solenidade, a coronel Elza Rodrigues, Comandante do CPCOM, destacou que com a expansão do serviço, a tendência é que a mulher vítima de violência doméstica, crie coragem para denunciar. “Hoje fizemos a entrega de uma viatura lilás que fará um serviço especializado em Valença para a mulher vítima de violência doméstica. Nós vamos trabalhar no sentido de acolher essa mulher com tratamento especializado, para que ela saia do ciclo de violência doméstica. Por isso, é importante que a denúncia seja feita junto ao poder judiciário”, reforçou a coronel.
Imagem: Divulgação Polícia Militar implanta base da Patrulha Maria da Penha em Valença do Piauí(Imagem:Divulgação) Polícia Militar implanta base da Patrulha Maria da Penha em Valença do Piauí

Descentralização da Patrulha Maria da Penha no Piauí

Segundo o coronel Scheiwann Lopes, a previsão era concluir a descentralização da Patrulha Maria da Penha em todo o estado no início de 2024, mas essa meta será antecipada para o dia 27 de dezembro deste ano. O último curso capacitou mais de 100 policiais para atuar no serviço especializado.

“Há um ano tínhamos a Patrulha Maria da Penha apenas em Teresina e Parnaíba. Agora, resolvemos descentralizar ainda mais. Com esses novos homens e mulheres que irão servir a corporação e com a aquisição de novas viaturas, nós iremos implantar a Patrulha Maria da Penha para todas as regiões do estado”, reforçou o comandante.

O Estado já conta com bases da Patrulha Maria da Penha nas cidades de Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Paulistana, além da capital.

Novas bases

Nesta quinta (21), a Polícia Militar do Piauí estará implantando a Patrulha no 19° Batalhão, na cidade de Bom Jesus e em Corrente, no 7° Batalhão. Já na sexta (22), uma base também será instalada no 10° BPM de Uruçuí e no município de Água Branca, no 18° Batalhão.