Polícia diz que área devastada por fogo no PI era plantação de maconha

26/08/2016 07h35


Fonte G1 PI

A Polícia Militar informou nesta quinta-feira (25) que parte da área devastada por um incêndio na grande região de Picos, Sul do Piauí, era uma plantação de maconha. A dimensão da área não foi revelada. A suspeita surgiu quando a polícia monitorava a área incendiada com o auxílio de um drone, aeronave não tripulada.

"Nós acompanhávamos o trabalho do Corpo de Bombeiros quando observamos uma vegetação que sugeria uma plantação de maconha. Nesse momento ouvimos o barulho de um tiro. Suspeitamos que tentavam derrubar o nosso drone. Depois disso começou a subir um forte cheiro de maconha e ficou confirmada que a plantação era da erva",
disse tenente coronel Edwaldo Viana, comandante de policiamento da região.
Imagem: Divulgação/Corpo de BombeirosIncêndio atinge área em Alto dos Canutos, povoado vizinho a Picos.(Imagem:Divulgação/Corpo de Bombeiros)Incêndio atinge área em Alto dos Canutos, povoado vizinho a Picos.

A polícia chegou a realizar buscas na região para identificar os supostos donos da plantação, mas em três dias de investigação, ninguém ainda foi preso.

A plantação estava localizada no povoado Pitombeira, uma das três localidades atingidas pelo incêndio que começou ainda na segunda-feira (22), quando ameaçava 75 famílias no povoado Alto dos Canutos e depois se alastrou para as localidades Pitombeiura e Carnaíbas. Somente na noite da quarta-feira (24), o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas.

Ainda na semana passada, a cidade de Geminiano também sofreu com o mesmo problema. Foram mais de 1 mil hectares atingidos pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

Conforme a capitã Ana Cleia Diniz, comandante da corporação de Picos, desde o domingo (20) a região de Picos enfrentava ameaças com alguns pequenos focos de incêndio. Na segunda-feira (22) os Bombeiros tiveram que iniciar os trabalhos uma vez que as chamas se espalhavam na vegetação seca.

"Conseguimos resolver o problema mesmo assim a população está atenta. Recebemos muitas ocorrências esses dias por conta do tempo quente e da vegetação seca. Por isso nós podemos voltar aos trabalhos a qualquer momento. Estaremos de prontidão para atender caso o fogo volte",
disse.

Tópicos: bombeiros, picos, maconha