Polícia detalha ligação de homicídios nas cidades de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes no Piauí

19/02/2024 14h48


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEsquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato(Imagem:Divulgação)Esquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato

As brigas internas entre membros de uma facção criminosa motivaram o duplo homicídio em São Raimundo Nonato (PI) e os três assassinatos em Avelino Lopes (PI), cidades localizados no Sul do Piauí, neste mês de fevereiro.

A informação foi confirmada pelo delegado Eduardo Aquino, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (19).

Conforme a investigação, a briga interna acontece em retaliação à morte de Fleques Pereira Lacerda, considerado um dos líderes do grupo criminoso no Piauí. Ele foi assassinado em dezembro de 2023, quando estava em Osasco (SP), por membros da facção da Bahia. Flaques era primo de um dos mortos na cidade de Avelino Lopes (entenda mais ao final da matéria).

Segundo a Polícia Civil, os investigados descobriram que Eurinelton Pereira de Sousa (conhecido como Netinho) foi o informante da localização de Fleques Pereira Lacerda no estado paulista aos membros da facção da Bahia. Por isso, os suspeitos planejaram uma emboscada para matá-lo. Além de Netinho, Mauro César Aguiar dos Santos, do mesmo grupo, também foi marcado para morrer.

O delegado comentou que as vítimas Mauro e Netinho foram atraídas para a cidade de São Raimundo Nonato (PI) com o pretexto de adquirir uma arma de fogo, mas a intenção era matá-los. “Eles foram levados até uma residência e não receberam a arma de fogo. E sim, foram assassinados”.

APÓS A MORTE EM SÃO PAULO, DUPLO HOMICÍDIO EM SÃO RAIMUNDO NONATO (PI)

– Tarde do dia 05 de fevereiro de 2024: Netinho, Mauro e Jecilene deixam a cidade de Morro Cabeça no Tempo (PI) e vão ao festejo de Campo Alegre de Lurdes (BA).

– Na noite do dia 05 de fevereiro de 2024: Netinho, Mauro e Jecilene se encontram com o Neném, no “Contorno das Onças”, na cidade de São Raimundo (PI), após deixarem a cidade baiana.

– Após o encontro, ainda na noite do dia 05 de fevereiro de 2024, Netinho, Mauro, Jecilene e Neném vão a uma churrascaria na cidade de São Raimundo Nonato (PI). Depois, os quatro se dirigem a um hotel na mesma cidade.

– Na manhã do dia 06 de fevereiro de 2024: Pilty, Maguinho, Caçador e Neném executam a emboscada para matar Netinho e Mauro em uma residência. As vítimas foram executadas em uma casa, Netinho e Mauro foram ao local com o pretexto de receberem armas de fogo. Jecilene não foi assassinada.
Imagem: Mayrla TorresPolícia detalha ligação de homicídios dentro da mesma facção no Sul do Piauí.(Imagem:Mayrla Torres)Polícia detalha ligação de homicídios dentro da mesma facção no Sul do Piauí.

ESTOPIM: MORTE DE FACCIONADO EM SÃO PAULO

O duplo homicídio também foi uma retaliação pela morte de um homem identificado como Fleques Pereira Lacerda.

O delegado Eduardo Aquino, do DRACO, em coletiva de imprensa, detalhou a emboscada e disse que as mortes foram motivadas devido a uma rixa dentro da própria facção pelo domínio de pontos de tráfico de drogas.

O primeiro a morrer foi o Fleques Pereira, em dezembro de 2023, na cidade de Osasco, no estado de São Paulo. Ele é primo do Emerson de Sousa Santos, vulgo Paçoca, morto na cidade de Avelino Lopes, na última sexta-feira (15).

“Após a morte dele (Fleques), foi identificado que um desses indivíduos que foram mortos em uma residência, que teve a cabeça cortada, foi o que deu a localização dele em São Paulo. Então, o grupo pertencente ao Fleques tramou a morte do Netinho, na cidade de São Raimundo Nonato. Acabou ocorreu o duplo homicídio”, explicou o delegado.
Imagem: ReproduçãoVídeo mostra assassinato de suposto líder de facção no Sul do PI.(Imagem:Reprodução)Vídeo mostra assassinato de suposto líder de facção no Sul do PI.

MORTES EM AVELINO LOPES

Depois do duplo homicídio de Netinho e Mauro Cesar na cidade de São Raimundo Nonato (PI), as brigas dentro da facção aumentaram e provocaram outros três assassinatos, que aconteceram na cidade de Avelino Lopes (PI).

O primeiro a ser morto em Avelino Lopes, no dia 16 de fevereiro de 2024, foi Emerson de Sousa Santos (vulgo Paçoca), primo de Fleques Pereira e terceiro lugar no comando da facção no Sul do Piauí.

A segunda vítima foi Joniclei da Silva Lustosa, 31 anos. Ele foi assassinato no sábado (17) em uma estrada vicinal, que dá acesso ao Povoado Baixão dos Ribeiros. Os criminosos gravaram a execução e publicaram nas redes sociais.

Já no domingo (18), Jiovam Ribeiro de Araújo, 49 anos, morreu a tiros em um comércio. Um vídeo mostra homens chegando em uma motocicleta e atirando na vítima. Um homem foi atingido na perna, mas não morreu.

Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito de matar as vítimas em Avelino Lopes foi preso. A Polícia Civil do Piauí também não divulgou nomes e fotos.

POLÍCIA DIVULGA FOTOS DOS SUSPEITOS DAS MORTES EM SÃO RAIMUNDO DO NONATO

O delegado Eduardo Aquino relatou que, durante a investigação do duplo homicídio em São Raimundo Nonato, foram identificados cinco autores, dentre co-autores e partícipes: “dos cinco indivíduos identificados, três já se encontram presos; outros dois a gente divulga na imprensa para que tão logo as Forças de Segurança possam capturá-los”.
Imagem: DivulgaçãoEsquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato(Imagem:Divulgação)Esquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato

Imagem: DivulgaçãoEsquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato(Imagem:Divulgação)Esquema divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí ? Mortes em São Raimundo Nonato

REFORÇA NA SEGURANÇA

Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) vão reforçar o policiamento nas cidades de Avelino Lopes e de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, por pelo menos 30 dias.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) confirmou que “publicou portaria instituindo esforço concentrado de atuação das Forças de Segurança Pública nas cidades de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes”.

O reforço policial busca, segundo a SSP-PI, “combater a atuação de organizações criminosas, especializadas em tráfico de drogas, assaltos e assassinatos nos municípios”.

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) vai contar com apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Diretoria de Inteligência (Dint).


Tópicos: morte, v?timas, emboscada