Polícia Civil irá implantar projeto Papo com a PC em escolas da rede pública

09/05/2018 07h58


Fonte Cidadeverde.com

Reduzir os índices de criminalidade nas escolas e comunidade ao redor por meio de uma aproximação entre os jovens e a polícia nos 224 municípios do Piauí é o objetivo da mais nova parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Civil.

O delegado geral, Riedel Batista, apresentou, nesta terça-feira (8), o projeto Papo com a PC ao secretário Hélder Jacobina. A iniciativa tem como finalidade apresentar em ações expositivas e palestras aos jovens estudantes, que tenham partir dos 15 anos, da rede pública estadual. Entre os pontos a serem abordados estão como a Polícia Civil funciona e a quem os alunos podem recorrer em relação a crimes das mais diferentes naturezas como tráfico de drogas, crimes de internet (cyberbullying), crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero e contra a criança e adolescente, entre outros.

Os próprios policiais e delegados serão os responsáveis por passar as orientações aos alunos nas escolas para que haja uma interação entre as partes e os jovens possam confiar e conhecer a Polícia Civil. Inicialmente, o Papo com a PC será executado apenas em Teresina, mas com a tecnologia do Canal Educação, desenvolvido pela Seduc, será possível chegar a todos os municípios do estado.

O secretário Helder Jacobina recebeu a ideia com entusiasmo, ao perceber que esta também pode ajudar a reduzir a violência no ambiente escolar. "Nós conversamos com o delegado Riedel Batista e ele nos apresentou um projeto que pode diminuir os índices de criminalidade. Nós queremos atuar junto ao nosso jovem, professores, diretores, para que eles possam se sentir mais seguros ao irem à escola. Vai ser uma parceria bem interessante que por meio do canal Educação vamos chegar nos 224 municípios com palestras e informações e assim atingir esses jovens de 15 a 29 anos, diminuindo a criminalidade que hoje é muito grande nesse público", esclarece o gestor.

Riedel batista explica que o objetivo é focar principalmente no trabalho de prevenção aos crimes. "Era uma carência que nós tínhamos em relação a projetos sociais da Polícia Civil. O Papo com a PC visa atuar no grupo de jovens entre 15 e 29 anos, no qual é perceptível a questão da vulnerabilidade. São jovens que vem sofrendo uma maior quantidade de crimes de homicídio, de violência doméstica, de crime cibernético, de trânsito, de drogas. Então, nós queremos aproximar a instituição Polícia Civil desses jovens para que eles tenham conhecimento das atividades da Polícia e adquiram confiança e passe a contar", explica.

O delegado acrescenta que a Seduc é uma parceira na iniciativa. "Hoje, foi firmado um compromisso para que seja lançado esse projeto nas escolas estaduais de todo o Piauí, para que esse jovem tenha todo o conhecimento das unidades da Polícia Civil e, com isso, ele se proteja, proteja seus parentes, e não sofra nenhum tipo de crime que fique impune", enfatiza Batista.

Na próxima semana, o projeto será publicado no Diário Oficial e uma comissão será nomeada para aperfeiçoar alguns pontos. A estimativa é que o Papo com a PC seja lançado até junho.

Ainda na reunião, estiveram presentes pela Seduc, a diretora do EJA Conceição Andrade, a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) Ana Rejane Barros, o superintendente de Ensino Superior Ellen Gera. E pela delegacia geral, os delegados Adolfo Cardoso, Thaís Paz e Adriana Xavier.

Tópicos: crimes, jovens, projeto