Polícia avança nas investigações sobre fake news do COVID-19

17/03/2020 16h02


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoFake news Fake news(Imagem:Divulgação)

A Polícia Civil informou nesta terça-feira (17) que está investigando o casos de notícias falsas sobre o coronavírus em Teresina. Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, o responsável pelo crime pode responder por conduta criminosa. Na segunda-feira (16), o governador Wellington Dias determinou que fake news sobre a Covid-19 sejam investigadas pela Secretaria de Segurança.

O caso ganhou repercussão após circular nas redes sociais uma foto falsa de um boletim médico confirmando três casos de coronavírus em Teresina. A Fundação Municipal de Teresina (FMS) também se posicionou, negando a veracidade das notícias em que confirmava os casos da doença e disse que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade.

"As delegacias estão sendo preparadas para atuar no enfrentamento a este tipo de crime de divulgação de fake news. Já temos investigações avançadas e em breve vamos dá respostas",
informou o delegado geral da Polícia Civil, Lucy Keiko.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, a propagação de notícias falsas pela internet é feita por pessoas mal intencionadas.

Sobre o documento da FMS que foi adulterado, o delegado afirmou que a população deve ter cuidado. “A gente inicialmente não tem um crime contra uma pessoa física, mas a conduta daquela pessoa, pode ferir a lei de segurança nacional, pode imputar em outra conduta criminosa, a gente acredita que isso vai crescer a medida que os dias passem. Então a população tem que ter cuidado e atenção de não acreditar em toda notícia que recebe, principalmente o que recebe por meio de redes sociais, checar a fonte daquela informação e só então passar para a frente”, informou.

“Esse grupo se aproveita do interesse da população em geral para espalhar links, aplicar golpes, para espalhar crimes contra honra de determinados cidadãos, apontar que pessoa A ou B foi diagnóstica, tudo isso é feito com uma intenção criminosa e devem responder pelo crime de difamação”, disse.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. 

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
Imagem: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.(Imagem:Infografia/G1)Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: delegado, crimes, sintomas