PMPI promove o II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica

22/11/2023 11h07


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA capacitação visa qualificar policiais militares que atuam na linha de frente da Patrulha Maria da Penha da PMPI. A meta é descentralizar a patrulha para todo o estado.(Imagem:Divulgação)A capacitação visa qualificar policiais militares que atuam na linha de frente da Patrulha Maria da Penha da PMPI. A meta é descentralizar a patrulha para todo o estado.

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Comunitário – CPCOM, iniciou o II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. A iniciativa, que conta com 115 inscritos, visa capacitar os policiais militares que atuam na Patrulha Maria da Penha, para que eles possam oferecer um atendimento ainda mais qualificado a essas mulheres, bem como fiscalizar com mais eficiência o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Além disso, no decorrer da capacitação, que ocorre até o dia 23 deste mês, os participantes do curso receberão instruções a respeito de como melhor orientar as mulheres em situação de vulnerabilidade e sob medida protetiva deferida e quanto aos demais procedimentos a serem adotados. De acordo com o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, a meta é expandir a Patrulha Maria da Penha para todo o Piauí.
Imagem: DivulgaçãoPMPI promove o II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. (Imagem: Divulgação)

O serviço da Patrulha Maria da Penha já conta com bases em Piripiri, Floriano, Parnaíba e Picos.

“Estamos hoje dando início à capacitação de homens e de mulheres que compõem todas as unidades do interior do estado ­– seja do litoral, do meio-norte, seja do cerrado, seja do semiárido ­– para agora, ainda neste ano, com a chegada de novas viaturas, fazer a descentralização efetiva da Patrulha Maria da Penha. Temos a patrulha aqui em Teresina e já expandimos para Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano. E agora, neste ano, iremos descentralizar e implantar em todos os batalhões do interior, para marcar presença, monitorar e trabalhar essa parte no que diz respeito às mulheres do estado, vítimas de violência doméstica”, reforça.

Levar a Patrulha Maria da Penha para os quatro cantos do Piauí é uma forma de encorajar as vítimas de violência doméstica e familiar a denunciar e receber as devidas orientações e proteção. É o que explica coronel Elza Rodrigues, Comandante de Policiamento Comunitário da PMPI.

“Com essa descentralização, teremos o serviço de proteção à mulher em todo o estado do Piauí. A meta do governador é que as mulheres vítimas de violência doméstica possam se encorajar para denunciar”, enfatiza.
Imagem: DivulgaçãoPMPI promove o II Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Imagem: Divulgação)

A capacitação conta com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí. A secretária da Sempi, Zenaide Lustosa, afirma que ações como esta significam um avanço no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres.

“É muito importante, nesse momento, a Polícia Militar estar fazendo a capacitação de vários profissionais da segurança pública dos 12 territórios onde vai ser implantada a Patrulha Maria da Penha. Isso é interiorizar a política, descentralizar para que a gente avance no enfrentamento à violência. Então, são três dias de muitos debates e de muito conhecimento para que os policiais possam interagir com a rede de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica”, finaliza a secretária.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: mulheres, curso, patrulha