Plataforma online soluciona 78,5% das reclamações de consumidores no Piauí

03/12/2022 10h48


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPlataforma online soluciona 78,5% das reclamações de consumidores no Piauí(Imagem:Divulgação)Plataforma online soluciona 78,5% das reclamações de consumidores no Piauí

A plataforma online de solução de conflitos de consumo do Governo Federal, o Consumidor.gov.br, revela que 78,58% das reclamações registradas no Piauí (PI) foram solucionadas. É a terceira maior média da Região Nordeste. Bancos, financeiras e administradoras de cartão lideram o ranking de segmento de mercado com 5.782 reclamações finalizadas e 78,35% de resolutividade. Os dados são Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pela ferramenta.

Em segundo lugar, o setor com maior volume de insatisfação do cliente no Piauí foi o de operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), com 2.178 reclamações. Destas, 83,29% foram solucionadas. Na sequência, estão energia elétrica (1.124) e transporte aéreo (1.070).

Outro indicador positivo é que 99,01% das reclamações foram respondidas, entre janeiro e outubro deste ano, no estado. Em relação ao perfil de problemas registrados na plataforma, o principal ponto é a cobrança por produto não contratado, não solicitado ou não reconhecido. No Piauí, os homens são os que mais registraram reclamações no Consumidor.gov.br, com 58,02%, enquanto as mulheres respondem por 41,9% das notificações.

Ao se considerar o panorama regional, no Nordeste a média de solução chega a 77,41%. É a terceira maior taxa do país, ficando atrás somente das regiões Norte (78,26%) e Sul (78,25%).

A plataforma Consumidor.gov.br permite a comunicação direta entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.

No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de junho de 2014 até outubro de 2022.

As principais reclamações são contra empresas bancárias, operadoras de telecomunicação e transporte aéreo, respectivamente. Os problemas mais frequentes são dificuldade/atraso na devolução e oferta não cumprida/serviço não fornecido. O prazo médio de resposta é de sete dias úteis e o índice de resposta é expressivo: 98% das ações. Atualmente, a plataforma tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265 empresas.

Como funciona


No Consumidor.gov.br, o registro de uma reclamação ocorre, exclusivamente, a partir da experiência individual do consumidor. Por meio da plataforma, o usuário registra sua reclamação e a empresa responde. Quem diz se a demanda foi respondida ou não, é o cidadão, tendo em vista que o processo é feito 100% online.

O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada no sistema do Governo Federal. Após esta etapa, é necessário registrar a reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo de até 10 dias para a manifestação da empresa. Por fim, o consumidor poderá ter a chance de comentar a resposta, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e, ainda, classificar o grau de satisfação.