Piauienses na Europa relatam mudanças na rotina devido ao coronavírus; veja cuidados

28/02/2020 14h06


Fonte G1 PI

Alguns piauienses que viajaram recentemente ou que já residem há algum tempo em países da Europa relataram mudanças na rotina em decorrência da preocupação com os casos de Covid-19, popularmente conhecido como o novo coronavírus. No Piauí, não existem casos confirmados da doença.

Itália

O engenheiro de produção Otávio Lemos nasceu em Teresina e viajou para Salò, província de Bréscia, região da Lombardia na Itália, país europeu com maior número de mortes em decorrência do novo coronavírus. Ele chegou há um mês para a realização de um intercâmbio voluntário e relatou que na cidade em que reside ainda não existem casos confirmados do novo coronavírus, mas que cidades vizinhas já estão sendo isoladas.

"Algumas cidades vizinhas bloquearam o acesso, o que deixou o clima mais apreensivo, pois algumas pessoas evitam sair de casa ao máximo por questão de segurança e as ruas estão desertas", explicou.

França

Segundo a empresária piauiense Darciane Alencar, que reside atualmente na França, ainda não houve mudanças significativas na rotina do país, mas os cuidados com a higiene e com o uso do álcool em gel aumentaram.

"Eu não me sinto tensa e não vejo as pessoas com medo. Todo mundo está indo trabalhar e vivendo normalmente. As pessoas pegam metrô sem utilizar máscaras. O único cuidado que eu tenho tomado é com o uso do álcool em gel",
informou.

Prevenção contra o coronavírus
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • A infectologista Georgiana Agostinho reforça que a medida mais eficaz para o controle de infecções em termos populacionais é a higienização.
"A gente precisa lavar as mãos com água e sabão ou com álcool gel sempre após tocar superfícies de uso comum, como transporte coletivo, telefone, maçaneta de porta, antes e depois da alimentação e após o uso do banheiro", explicou.

Caso suspeito em Teresina

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde monitora um caso suspeito da doença. De acordo com o órgão, a paciente é uma jovem de 24 anos, que viajou recentemente para vários países, inclusive esteve no aeroporto da França, e apresentou sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum.

Após a confirmação do primeiro caso de Covid/2019 pelo Brasil, no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que mantém as mesmas medidas adotadas pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV, estabelecido pelo Mistério da Saúde.

A Sesapi informou que adquiriu um quantitativo maior de Equipamentos de Proteção Individual para a rede hospitalar, independente do quantitativo a ser oferecido pelo Ministério da Saúde. O Instituto Natan Portella é referência para doenças infecto-contagiosas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook