Piauienses fazem Enem visando bolsa para o Ciência sem Fronteiras

26/10/2013 12h12


Fonte G1 PI

Visando oportunidades ainda maiores, dois estudantes do curso de comunicação social da Universidade Estadual do Piauí vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (26) e domingo (27) em Teresina. Hélio Alvarenga, 18 anos, e Renato Rodrigues, 20 anos, têm como objetivo a ampliação de suas notas para potencializar a conquista de uma bolsa no programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Imagem: Yara Pinho/G1Estudantes fazem Enem visando nota para conseguir bolsa no Ciência sem Fronteiras.(Imagem:Yara Pinho/G1)Estudantes fazem Enem visando nota para conseguir bolsa no Ciência sem Fronteiras.

Para os dois estudantes o exame não é mais novidade e Hélio Alvarenga conta que o sonho de uma experiência internacional o leva pela segunda vez a realizar as provas. “O Ciência sem Fronteiras é um experiência ímpar. Ela seria muito importante profissionalmente, além de ser gratificante aprender outra cultura”, declarou o estudante do 1º bloco de Comunicação Social.

Motivo semelhante levou Renato Rodrigues a fazer o Enem pela 4ª vez. “Se antes realizei as provas para chegar à universidade, desta vez o objetivo é aumentar minha nota visando o Ciência sem Fronteiras. O programa de intercâmbio é uma grande oportunidade para melhorar o meu currículo profissional, além de proporcionar uma valiosa experiência fora do estado e até, fora país”, contou o estudante.

Os dois contam que se inscreveram na edição deste ano antes de serem chamados para cursar comunicação social, e na universidade eles descobriram que o Enem poderia auxiliá-los também na conquista de oportunidades ainda maiores para o crescimento e aprimoramento de suas carreiras.

Renato relatou ainda que contou com uma auxílio de um aplicativo no celular para se preparar para o exame. “Estudei através de apostilas, resolvi questões e também contei com a internet para pesquisar. Além das alternativas padrões, ainda usei um aplicativo no celular que tem as questões das edições anteriores para revisar o conteúdo”, relatou.

Expectativa


Os estudantes de Comunicação contam que esperam provas com questões com menor nível de dificuldade este ano devido em relação a edição de 2012. De acordo com eles, as provas anteriores tiveram um grau de dificuldade muito elevado, o que foge ao perfil e o objetivo original do Enem.

“Acredito que nesta edição eles vão fazer uma espécie de ‘recompensa’ pela prova de elevado grau de dificuldade da edição passada. As questões devem voltar a ter mais a cara do próprio Enem, assim, não sendo tão difíceis como as vistas no ano passado”,
avaliou Hélio.

Sobre a redação, os jovens arriscam alguns possíveis temas, mas não descartam uma surpresa. “Acredito que a diminuição da maior idade penal ou até as manifestações podem cair na redação da edição deste ano, mas não rejeito a ideia de uma surpresa como em 2012, onde o tema pegou todos de surpresa”, declarou Renato.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: provas, questões, enem