Piauí teve 44 prefeitos reeleitos e oito agricultores eleitos

09/10/2016 08h03


Fonte Cidadeverde.com

Dos 224 prefeitos eleitos este ano no Piauí, 44 já eram prefeitos. Além disso, um dado curioso mostra que oito agricultores chegaram à prefeitura. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou as primeiras estatísticas do primeiro turno das Eleições 2016.

Os dados mostram, além de outras especificidades, a quantidade de prefeitos e vereadores por ocupação.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauí teve 44 prefeitos reeleitos e oito agricultores eleitos.(Imagem:Divulgação)

Nas prefeituras, em segundo lugar, depois do número de eleitos que já tinham a ocupação de prefeito, o levantamento mostra que 25 dos eleitos são empresários, 22 são médicos e em quarto lugar, aparece o cargo de comerciante, com 16 eleitos.

Além disso, outros sete concorreram como vereador e ganharam. Apenas um deputado estadual ganhou a eleição majoritária, Joel Rodrigues (PP), em Floriano.

Os oito agricultores eleitos prefeitos, em ordem decrescente de votação, são de Curral Novo do Piauí, Junior de Abel (PMDB); de Nova Santa Rita, Antônio Chico (PDT); de Bela Vista do Piauí, Eloísio Coelho (PTB); de Geminiano, Herculano de Carvalho (PP); de Campo Alegre do Fidalgo, Israel da Mata (PTB); de Padre Marcos, Valdinar da Silva (PSB) e de Francisco Macedo, Nonato Alencar (PSB).

Quanto ao número de vereadores eleitos, 507 concorreram estando no cargo de vereador e em segundo lugar, os números mostram que 252 agricultores conquistaram o cargo parlamentar. Em terceiro lugar consta a quantidade de eleitos servidores públicos, 144. No mais, ao longo da lista é possível ver que 116 comerciantes se elegeram vereadores, 44 dos eleitos são prefeitos e 15 são mulheres donas de casa.

Os prefeitos eleitos nos 224 municípios do Piauí receberam um total de 1.043.761 votos. Já a soma de votos dos 2.143 vereadores eleitos foi de 956.343.

Os números do TSE mostram cargos disputados – prefeito, vice-prefeito e vereador –, cor/raça, sexo, faixa etária, ocupação e partido. Além disso, trazem números por faixa etária, desde os 20 anos aos 100 anos ou mais para prefeitos e desde os 18 anos para os vereadores.

As informações sobre ocupação possuem números envolvendo mais de 320 profissões. A pesquisa pode ser feita ainda em relação a quantidade de eleitos por partido político, em âmbitos nacional, regional, por unidade da Federação e municipal.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook