Piauí terá temperaturas acima de 40°C e umidade de deserto nos próximos dias, diz meteorologia

07/10/2020 14h46


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Nesta quarta-feira (7), a umidade de ar será abaixo de 15% e, nos outros dois dias, será entre 15% e 20%.(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Nesta quarta-feira (7), a umidade de ar será abaixo de 15% e, nos outros dois dias, será entre 15% e 20%.

Boa parte do Piauí terá temperaturas acima de 40°C e baixa umidade relativa do ar - típica de deserto – a partir desta quarta (7) até sexta-feira (9), segundo a previsão do tempo divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Na quarta-feira (7), a umidade do ar estará abaixo de 15% e, nos outros dois dias, entre 15% e 20%. As temperaturas mínimas no estado vão variar entre 22°C e 24°C, enquanto a máxima será de 41°C. Apenas no litoral do Piauí, a máxima será de 38°C.

Ao G1, o climatologista Werton Costa explicou que a baixa umidade perdura por poucas horas do dia. “Não é o dia todo, isso acontece apenas em algumas horas do dia. Entre 14h e 16h, isso ocorre demais”, disse.

O especialista informou que a situação será preocupante caso a umidade relativa ao ar abaixo de 15% continue por vários dias.

“A umidade abaixo de 60% já começa a ofender o nosso corpo. Geralmente, em um período seco normal, nós ficamos abaixo de 30%. Quando chegamos no patamar de 15%, 10%, ele é excepcional. Então em algumas poucas vezes é que nós atingimos. Quando nós começamos a atingir por vários dias, é uma situação grave para o Piauí”, prosseguiu.

Baixa umidade do ar será até dezembro
Imagem: Simone Rodrigues/ Arquivo PessoalA baixa umidade de ar no Piauí irá durar até o fim da primavera, diz meteorogista.(Imagem:Simone Rodrigues/ Arquivo Pessoal)A baixa umidade de ar no Piauí irá durar até o fim da primavera, diz meteorogista.

A primavera começou no dia 23 de setembro e segue até o dia 20 de dezembro no país. No Piauí, a previsão é de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar - típica de deserto - entre o fim deste mês e o início de novembro, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente (Semar).

"Vai ser comum o registro de temperaturas maiores que 40 C nos meses de outubro, novembro e, só em dezembro, quando começar o verão, é que teremos uma suavização", disse Sônia Feitosa.

Ainda de acordo com ela, apesar das altas temperaturas, chuvas passageiras podem acontecer, esporadicamente, no final de outubro, em todo o estado, mas não vão significar o início do período chuvoso.

Como driblar as altas temperaturas

O Piauí é o estado mais quente do Brasil, onde as ondas de calor passam mais tempo durante o ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa liderança conferiu aos piauienses uma experiência diferenciada para lidar com as altas temperaturas e baixa umidade.
O G1 pediu a alguns deles dicas para compartilhar e ajudar outras pessoas a driblar as altas temperaturas.
Imagem: Ely Venâncio/EPTVCombinar ventilador e vaporizador ajuda a minimizar o calor.(Imagem:Ely Venâncio/EPTV)Combinar ventilador e vaporizador ajuda a minimizar o calor.

Principais dicas:
  • Não esquecer do protetor solar e sombrinha ao sair de casa
  • Hidratação constante, dentro e fora de casa
  • Toalhas úmidas e bacias com água espalhadas ajudam a aumentar a umidade
  • Colocar soro fisiológico no nariz
  • Combinar o ventilador com umidificador de ar
  • Posicionar garrafa com gelo por trás dos ventiladores para refrescar o ambiente
  • Fechar janelas onde há incidência de sol 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: umidade, temperaturas, altas