Piauí tem resultado histórico e garante acesso à 2ª divisão no Campeonato Brasileiro de Futsal

23/11/2023 11h04


Fonte Governo do Piauí

O futsal masculino do Piauí alcançou o primeiro grande objetivo no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que acontece em Salvador (BA). Finalizada a fase de grupo, o time piauiense masculino conquistou um feito histórico ao garantir o acesso para a segunda divisão do Futsal Escolar Brasileiro e uma vaga na grande final, que será disputada nesta sexta-feira (24). O adversário da final será o time representante do Estado do Acre.

O time masculino que representa o Piauí é do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) São João Batista, do município de São João da Fronteira, atual campeão piauiense na modalidade. Em terras baianas, na fase de grupos, todos os times se enfrentaram e o Piauí ganhou as três partidas disputadas. Na estreia, marcou 2 a 1 contra o time do Acre. Os times se reencontrarão na grande final.

O estudante-atleta Joaquim Filho, do CETI São João Batista, espera repetir a vitória na grande final contra o time do Acre e levar o Piauí ao lugar mais alto do pódio. “Nossas expectativas para a final são altíssimas e não faltará vontade de ser campeão e levar o Piauí a níveis mais altos no esporte”, comentou.

A técnica da equipe, Maria do Carmo, destacou os avanços da equipe de São João da Fronteira. “Nós já somos campeões pelo que conquistamos até aqui. Somos campeões na modalidade no Piauí, o que nos garantiu a participação aqui na Bahia, no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar. Alcançamos o primeiro objetivo de assegurar o Piauí na segunda divisão do esporte para o próximo campeonato e agora nosso objetivo é sermos campeões”, afirmou.
Imagem: DivulgaçãoO time do CETI São João Batista, de Regeneração (PI), está na grande final contra o time do Acre.(Imagem:Divulgação)O time do CETI São João Batista, de Regeneração (PI), está na grande final contra o time do Acre.

Seduc continuará apoiando delegações e o fomento ao esporte

Já o time feminino do Piauí, representado pelo CETI José Narciso da Rocha Filho, infelizmente não conseguiu avançar para a final e encerrou a participação no campeonato. No entanto, para além dos resultados, a Seduc continuará apoiando as delegações e o fomento ao esporte nos centros educacionais.

Para o campeonato que ocorreu na Bahia, por exemplo, a Seduc garantiu a participação das escolas com o transporte de ônibus até a cidade que sedia o evento e providenciou ajuda de custo para alunos e professores.

“A educação integrada ao esporte potencializa a formação dos jovens. Basta ver o sucesso da realização dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que em todas as suas etapas, contou com o apoio total do Governo, com a logística de transporte, organização e incentivo aos nossos estudantes, que obtiveram excelentes resultados. Vamos continuar fomentando o esporte dentro das escolas, não apenas com a disciplina regular de Educação Física, mas também com a ampliação dessas modalidades para formar atletas de alto rendimento”, pontua o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O evento é uma organização do Ministério do Esporte, com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBS).

As partidas acontecem durante esta semana até sábado, 25, em três equipamentos esportivos da Região Metropolitana de Salvador: a Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas; o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador; e o Ginásio do SESI de Simões Filho.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: esporte, campeonato, escolar