Piauí tem o 5° pior índice de abastecimento de água do Nordeste, aponta TCE-PI

14/04/2024 15h39


Fonte Portal Clube News

Imagem: TV ClubeConforme o estudo, cerca de 78% da população piauiense possui atendimento total aos serviços de abastecimento(Imagem:TV Clube)Conforme o estudo, cerca de 78% da população piauiense possui atendimento total aos serviços de abastecimento

O Piauí tem o 5° pior índice de abastecimento de água dentre os estados do Nordeste do Brasil e é o 9° colocado no ranking nacional dos estados. Os dados foram divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que aponta que 78% da população piauiense possui atendimento total aos serviços de abastecimento.

Dos 224 municípios catalogados, apenas as cidades de Parnaíba, Oeiras, Floriano e Campo Maior têm 100% de acesso à água. A capital Teresina possui atendimento de 95% da população. As cidades de Cocal, com 34%, e Miguel Alves, com 36%, têm os piores índices de abastecimento, respectivamente.

Segundo o TCE-PI, “o levantamento visou alcançar os 224 municípios do Estado do Piauí, diante de uma realidade evidente de que os contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento básico deverão garantir, até 31 de dezembro de 2033, o atendimento de 99% da população com água potável”.

Imagem: TCE-PIÍndice de abastecimento de água no Piauí (Imagem:TCE-PI)Índice de abastecimento de água no Piauí 

Média nacional

O Piauí está abaixo da média nacional de abastecimento, de 84%. No Nordeste, o estado está atrás apenas do Maranhão (56%), Ceará (60%), Alagoas (74%) e Paraíba (76%), respectivamente.

Em relação às áreas atendidas, 93% das zonas urbanas do Piauí são atendidas pelo sistema de abastecimento de água. Já a zona rural possui apenas 47%. Em comparação aos estados do Nordeste, o Piauí tem o segundo melhor indicador, ficando atrás apenas do estado do Sergipe.

“Essa discrepância entre as áreas urbanas e rurais destaca a necessidade de estratégias específicas para abordar as distintas realidades e garantir uma distribuição equitativa do acesso ao abastecimento de água em todo o estado”, apontou a pesquisa.

Quanto aos aspectos relacionados ao tratamento da água ofertada, verificou-se que somente em 128 municípios há algum tipo de tratamento.

Em relação à Política Municipal de Saneamento Básico, verifica-se que, embora a Lei Federal nº 11.445/2007 estabeleça as diretrizes nacionais para o saneamento básico no Brasil, apenas 81 dos 224 municípios piauienses possuem políticas municipais de saneamento básico em conformidade com essa legislação.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook