Piauí tem mês com maior número de queimadas da última década

02/10/2021 08h35


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoPiauí tem mês com maior número de queimadas da última década(Imagem:Reprodução)Piauí tem mês com maior número de queimadas da última década

Nem mesmo as chuvas registradas nos últimos quatro dias de setembro, em quase todas as regiões, conseguiram apagar o fogo no Piauí. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês passado registrou o maior número de focos de incêndio dos últimos dez anos para o período. Foram exatos 5.106 queimadas, índice menor apenas do verificado em 2010, quando 5983 incêndios ocorreram, sendo este o recorde de toda a série histórica do órgão, iniciada em 1999.

A explosão de queimadas em setembro foi tão grande no Piauí que é quase o dobro da registrada no mesmo período de 2020 (2,7 mil) e mais da metade de todos os focos ocorridos esse ano (9,1 mil). Os incêndios aconteceram em 160 cidades piauienses, ou seja, quase 72% do total, com destaque para Santa Filomena, município localizado no extremo sul do estado, e que sozinho anotou 351 focos no mês passado, ou 11,7 queimadas por dia. 

Segundo o Inpe, o dia 11 de setembro foi o que mais registrou queimadas no Piauí, 584 no total. Logo após vem o dia 17 com 455 incêndios registrados. Com somete oito registros, o dia cinco de setembro foi o que teve menos queimadas. “Neste período de queimadas, que começou ainda em julho, já atuamos em 49 municípios com sucesso e tivemos a contenção de grandes incêndios”, disse o tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros.

Grandes incêndios, também, foram registrados no mês de setembro e que mobilizou uma força-tarefa envolvendo corpo de bombeiros, polícia militar e brigadistas. Os que mais chamaram atenção foram os que ocorreram nas regiões de Buriti dos Montes, Milton Brandão, Valença, Pimenteiras, Tamboril, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, especialmente, na região onde ficam localizadas a Serra da Confusão e Serra da Capivara.

Conforme a meteorologia, outubro ainda deve ser um mês quente, apesar do mês ter começado com chuvas em alguns pontos do estado, entre eles a capital, Teresina. Até agora, o Piauí já registra exatamente 9.179 focos de incêndios, um crescimento de 101% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse índice, o Piauí aparece na sétima posição no ranking nacional com mais incêndios, atrás apenas de Maranhão (9.262), Minas Gerais (10.298 ), Bahia (10.533), Amazonas (12.784), Pará (14.276) e Mato Grosso (19.474).