Piauà tem mais de 755 mil doses de reforço da vacina contra Covid-19 em atraso, diz Sesapi
16/06/2022 09h45Fonte G1 PI
Imagem: Tatyana Makeyeva/REUTERS
Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço em atraso.
Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço em atraso.A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, nesta quarta-feira (15), que, até maio, havia pelo menos 755.519 doses de reforço da vacina contra Covid-19 em atraso no estado. O órgão afirmou que o dado é do painel Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que acompanha a situação da imunização em todo o país.
De acordo com a secretaria, a informação levanta um alerta. “Uma vez que é essencial para o enfrentamento a pandemia que todas as pessoas completem o seu ciclo vacinal com todas as etapas de vacinação”, afirmou em nota.
O secretário de saúde, Néris Júnior, disse que todos devem se responsabilizar em completar o esquema vacinal, conforme recomendado pelas autoridades de saúde.
“Todos os especialistas e estudos apontam a necessidade de um ciclo de vacina completo para reduzir a chance de casos graves da doença. Assegurar a cobertura vacinal completa de todos é essencial para que os impactos da pandemia na saúde pública continuem reduzindo, como nosso estado vinha apresentando redução de casos e óbitos”, declarou o gestor.
Combate a variantes
A Sesapi afirmou que, além de reduzir a possibilidades de casos graves da doença e consequentemente reduzir a necessidade de internações na rede pública de hospitais, o ciclo vacinal completo reduz as chances do surgimento de variantes da doença.
O superintendente de atenção básica do órgão, Herlon Guimarães, explicou que a pessoa sem o esquema vacinal completo abre possibilidades para que o vírus evolua em seu organismo para estado mais grave, que pode levar ao óbito.
“É essencial evitarmos estes quadros graves. Outro ponto é que as brechas na saúde pública criadas por pessoas que não completam o esquema vacinal são grandes, aumento no número de casos e de casos graves, evolução para óbitos e o surgimento de variantes são resultados de esquema vacinal incompleto”, disse o superintendente.
Aumento de casos
O aumento do número de novos casos foi percebido em alguns estados brasileiros. No Piauí, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) adotou medidas para evitar que o número de casos volte a crescer, como a recomendação da volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.
Além disso, o comitê orientou o Governo do Estado a reforçar o programa busca ativa, para identificação de novos casos, e a enviar testes de Covid-19 para os municípios. O esquema vacinal completo é a principal recomendação.
“É preciso que a população busque suas vacinas e complete seu esquema vacinal, pois, além das medidas adotadas pelos setores da saúde pública, o esquema vacinal completo é nossa principal arma para enfrentarmos a Covid e voltarmos a uma realidade mais próxima de antes da pandemia”, afirmou o secretario Néris Júnior.
Segundo o Vacinômetro da Sesapi, atualmente, o estado conta com 70,75% do público elegível com a primeira dose de reforço e apenas 11,66% da população elegível com sua segunda dose de reforço.
No estado, a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de 05 anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 04 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 04 meses ou mais.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












