Piauí tem cerca de 56 mil candidatos concorrendo a uma vaga pelo Enem 2021

28/11/2021 11h30


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/ G1 PIEnem em 2021 Teresina: Candidatos chegam para provas no campus Pirajá da Uespi.(Imagem:Lucas Marreiros/ G1 PI)Enem em 2021 Teresina: Candidatos chegam para provas no campus Pirajá da Uespi.
O Piauí tem 56 mil candidatos que continuam concorrendo a uma vaga no ensino superior pelo Enem 2021. Este foi o total de presentes no primeiro dia de provas e que devem comparecer ao segundo dia, este domingo (28).
 
O estado teve a segunda menor taxa de abstenção nas provas no primeiro dia, com 21,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Em todo o Brasil, 26% dos 3,1 milhões de inscritos não fizeram as provas. O número é bem menor se comparado à taxa de 2020, que foi de 51,5%.
 
De acordo com o secretário estadual de educação, Ellen Gera, o Piauí teve o menor número de inscritos dos últimos 16 anos.

O gestor acredita que isso têm relação não só com a pandemia da Covid-19, mas também com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
"É claro que a pandemia é responsável por grande parte dessa redução, mas também, infelizmente, o Enem foi muito mal trabalhado pelo Governo Federal. E precisa ser dito isso, às vésperas do Enem o presidente falando de intervenção na prova, também tivemos pedidos de exoneração em massa de funções estratégias do Inep. Isso cria todo um conjunto de desconfiança e desestabiliza", declarou o secretário.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: menor, provas, tamb?m