Piauí tem aumento de casos novos de Covid-19 nas cidades mais populosas do Piauí, aponta levantament

03/10/2021 09h54


Fonte G1 PI

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPara o pesquisador Emídio Santos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, a situação é preocupante, porque as regiões com maiores concentrações de casos são as cidades mais(Imagem:Reprodução)

Um levantamento mostrou que 158 cidades do Piauí não apresentaram nenhum novo caso de Covid-19 nos últimos 15 dias. Por outro lado, 4 dos 11 territórios de saúde do estado voltaram a registrar aumento nos números de casos novos da doença.

Os dados foram atualizados na noite dessa sexta-feira (1º). O levantamento foi feito pela Sala de Situação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz).

As regiões com aumento de casos foram: Entre Rios (região Teresina), Carnaubais (região de Campo Maior), Vale dos Rios (região de Floriano) e Vale do Sambito (região de Valença).

Para o pesquisador Emídio Santos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, a situação é preocupante, porque as regiões com maiores concentrações de casos são as cidades mais populosas do estado, aumentando o risco de transmissibilidade.

"O que percebemos é o aumento de incidência no Centro do Piauí, isso é resultado provavelmente da flexibilização das atividades, com a quantidade de vírus circulando no estado. Nossa taxa de positividade é considerada alta ainda, 24,82%. Além disso, no estado temos apenas 33% da população imunizada e a taxa de proteção entre os idosos começa a cair", comentou.

Outro fator importante para a contribuição do aumento de casos é o relaxamento nas medidas sanitárias, principalmente no uso da máscara. O pesquisador destacou a importância da testagem para o acompanhamento dos novos casos da Covid-19.

"Recomendamos ao COE [Comitê de Operações Emergenciais] que as reaberturas de novas atividades deveriam ser melhor planejadas, para que fosse possível monitorar o impacto delas no número de novos casos. Se abrimos tudo ao mesmo tempo, não sabemos o que provocou esse aumento de casos. Tivemos uma queda na testagem, que deveria ser usada para avaliar a flexibilização", explicou Emídio Santos.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, aumento