Piauí tem 20 mil celulares com registro de roubo ou furto

29/07/2023 10h18


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /SSP-PIPessoas intimadas a explicar posse de celulares roubados devem apresentar documentação que comprove origem dos produtos no Piauí.(Imagem:Divulgação /SSP-PI)Pessoas intimadas a explicar posse de celulares roubados devem apresentar documentação que comprove origem dos produtos no Piauí.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) intimou quase 600 pessoas para devolver e prestar depoimento sobre posse de celulares roubados. A expectativa é que, nos próximos 15 dias, outras mil pessoas sejam chamadas para depor. Quem for intimidado só será liberado após comprovar a origem do seu aparelho celular. Isso pode ser feito através da apresentação da nota fiscal ou da caixa original do produto.

No Piauí, 20 mil aparelhos estão nas mãos de criminosos ou foram vendidos de forma ilícita. Até agora, em Teresina, 279 aparelhos celulares com restrição de furto ou roubo foram recuperados.

A ação foi planejada após uma análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados na capital, no período de janeiro a fevereiro de 2023. Com a análise dos dados, os policiais conseguiram descobrir com quem estavam os celulares atualmente.

Uma das intimadas foi a gerente de vendas Marta Fortes. Ela comprou um aparelho que constava como roubado no banco de dados da Polícia Civil do Piauí e precisou prestar esclarecimentos.

“Eu comprei ele de outra pessoa, sou a segunda dona, mas a primeira proprietária foi assaltada, recuperou o aparelho, mas eles não deram a baixa no boletim de ocorrência. Aqui na delegacia ainda consta como roubado. Ela já está vindo apresentar a documentação para eles darem baixa aqui no BO”, relatou.

A empresária Melodie Ramos também foi intimada. Ela apresentou a nota fiscal do seu celular e alertou sobre os riscos de adquirir um produto sem saber a origem dele.

“Às vezes, a pessoa por engano mesmo acaba comprando aparelho com valor abaixo de mercado, acha que está fazendo um bom negócio, não tem nota, não tem garantia nem nada e acaba comprando de uma pessoa de má fé”,
comentou.

O secretário de segurança pública, Chico Lucas, explicou que as pessoas que possuírem celulares com restrição de roubo ou furto e não devolverem voluntariamente o aparelho, poderão responder criminalmente.

“A gente está chegando a um índice de mais de 50% de recuperação. Então, a gente vai pegar todos os celulares roubados nos últimos anos e vamos intimar todos os que estão usando hoje. E, vamos continuar, aqueles que não vierem voluntariamente devolver, vão responder e vão ter medidas cautelares como busca e apreensão e vão responder por crimes mais graves. Quando você comprar um produto, peça a nota fiscal. Não compre produto de procedência duvidosa que, muito provavelmente, você está comprando um produto ilícito de um crime”, declarou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: celulares, roubo, nota