Piauí tem 2 casos confirmados e 10 suspeitos de sarampo; Teresina confirma um caso

03/09/2019 14h40


Fonte G1 PI

Imagem: Marcelo Camargo/Agência BrasilVacina contra o sarampo.(Imagem:Marcelo Camargo/Agência Brasil)Vacina contra o sarampo.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou o primeiro caso importado de sarampo em Teresina, na noite desta segunda-feira (2). O paciente é um homem com mais de 50 anos de idade, que teria sido infectado pelo vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.

O primeiro caso de sarampo importado no Piauí foi confirmado em julho pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), na cidade de Campo Grande do Piauí. A paciente é uma criança de um ano, que foi infectada pelo vírus durante viagem também a São Paulo.

“A pessoa viajou para São Paulo e retornou para Teresina no dia 17 de agosto. Ele apresentou sinais da doença, como febre e manchas avermelhadas na pele e foi atendido em hospital particular. Assim que a nossa equipe tomou conhecimento, adotou todas as providências para fazer o bloqueio epidemiológico”,
informou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O estado do Piauí está com dez casos suspeitos de sarampo, segundo a Sesapi, sendo dois confirmados, o primeiro no interior e o segundo agora em Teresina. Na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) não possui mais nenhum caso suspeito.

Sintomas e sequelas
Além das manchas no corpo, a pessoa que desenvolve a doença apresenta mais comumente febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. A doença pode levar à morte ou deixar sequelas graves. A transmissão do vírus do sarampo é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas e expelidas pelo doente.
Imagem: Divulgação/Sesa-ESManchas vermelhas pelo corpo podem aparecer em pessoas que contraíram sarampo.(Imagem:Divulgação/Sesa-ES)Manchas vermelhas pelo corpo podem aparecer em pessoas que contraíram sarampo.

Vacinação

A imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral. Os interessados podem buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a dose.

A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, e aos 15 meses aconteça a aplicação da segunda dose da vacina. Pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade.