Piauí Saúde Digital já realizou mais de 8 mil consultas e quase 16 mil exames em Piripiri

03/01/2024 11h41


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarO serviço disponibiliza consultas em nove especialidades médicas, diminuindo o tempo de espera da população e aumentando a resolutividade de atendimentos.(Imagem:Divulgação)

Os atendimentos realizados por meio do Programa Piauí Saúde Digital, em Piripiri, alcançaram a marca das 24.062 consultas e laudos médicos emitidos. Lançado pelo governador Rafael Fonteles em abril de 2023, quando inaugurou o projeto piloto do programa, o serviço atingiu em novembro a marca de 6.450 pacientes atendidos, com um total de 8.269 consultas realizadas, dessas 4.368 para clínico geral e 3.901 consultas para uma das nove especialidades médicas disponibilizadas no serviço. As consultas encaminharam para a realização de exames de diversos tipos que, por sua vez, resultaram em um total de 15.793 laudos médicos emitidos, auxiliando no encaminhamento para continuidade de atendimento dos pacientes.

Entre as especialidades disponíveis estão os atendimentos com profissionais psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, dermatologistas, ginecologistas, cardiologistas, neurologistas, pediatras e endocrinologistas.

O projeto leva o serviço de teleconsultas e telediagnósticos para a população, tendo como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua integração com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS. Além disso, a ação visa melhorar a regulação dos atendimentos, diminuindo o tempo de espera da população, aumentando a resolutividade de atendimentos. O serviço está presente nas 31 unidades básicas de saúde de Piripiri e também no Hospital Regional Chagas Rodrigues, garantindo um atendimento de qualidade e com alcance para a população da região.

Jonas Nascimento, que reside em Piripiri, foi um dos primeiros pacientes do serviço e conta que sentia muitas dores na coluna e se utilizava de remédios sem nenhuma prescrição médica. Mesmo com o uso dos medicamentos as dores não cessaram, ele perdeu o apetite e não se alimentava direito e até mesmo sua mobilidade no dia a dia começou a ficar bastante debilitada.

“Eu não sabia mais o que fazer, a consulta que eu procurei no hospital tinha uma fila de espera extensa, iria demorar demais até a data agendada, até que por uma orientação de um familiar eu cheguei ao serviço de saúde digital na UBS. Pela consulta digital eu fui direcionado para a realização de uma tomografia e logo recebi o diagnóstico de um câncer. A notícia foi muito pesada, mas permitiu que eu desse início ao tratamento adequado. Se não fosse pela consulta digital, eu provavelmente já teria falecido sem conhecimento do que eu tinha”, falou Jonas Nascimento.

Saúde Digital teve reforço com consultório de saúde indígena

Um dos pontos de expansão do serviço foi a abertura também em Piripiri da sala de saúde indígena, espaço com consultas por telemedicina, equipamentos para aferimento de pressão, realização de eletrocardiograma entre outros exames, todos voltados para atender a população indígena da região.

Francisco Gomes faz parte da comunidade indígena atendida pelo serviço na região. Ele comenta que desde 2011 tinha problemas de dores na coluna e em sua lombar e que para ter um atendimento mais especializado precisava se deslocar até Teresina. Ele conta que o consultório trouxe mais comodidade e praticidade para o acesso à assistência médica.

“Graças ao saúde digital e essa sala de saúde indígena, nem eu e nenhum outro indígena precisa mais se deslocar mais para outro município. O serviço trouxe resolutividade para mais perto da nossa casa. Consultas, exames, tudo com um acompanhamento mais humanizado e acolhedor, é um exemplo a ser seguido pelos serviços de saúde”, fala Francisco.

"É um programa que chegou para mudar a realidade no atendimento à população e agora vamos trabalhar para que mais e mais municipios sejam beneficiados", afirma o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.