Piauí registra aumento de 229% do número de casos Covid-19 em abril

20/04/2023 07h03


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoTeste do Covid-19.(Imagem:Reprodução)Teste do Covid-19
O Piauí registrou 109 novos casos de Covid-19 nos primeiros quinze dias do mês de abril. O aumento foi de 229% em relação a março, que só apresentou 12 positivos. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (19) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).
 
Em Teresina, o aumento foi de 12% em relação a primeira semana de abril.
 
Segundo a Sesapi, durante a 15ª semana epidemiológica (entre 9 e 15 de abril), o estado aumentou de 10 pacientes para 15 internados em leitos clínicos; de nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para 11 pacientes e passou de um paciente para três internados em leitos de estabilização destinados para o tratamento da Covid-19.
 
O Boletim Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVIS- PI) constatou ainda que o Índice de Transmissibilidade (R0) subiu para 0,91 e Taxa de Positividade dos exames RT-PCR enviados ao Lacen subiu para 18%.
 
Em relação aos óbitos em decorrência da doença, a média móvel do estado permanece zerada, mais com o registro de duas mortes na semana analisada, deste mês de abril.
 
Dados represados de 2022
 
registro da última semana foi de 606 casos, sendo 480 ainda do ano passado, que segundo a Sesapi estavam e os municípios só encerraram as notificações agora.
 
Deste ano são 126, sendo quatro casos de janeiro, um em fevereiro, 12 de março e 109 casos de abril.
 
Mpox
 
Em relação à Mpox (Monkeypox), o estado não confirmou casos novos da doença, mantendo 40 casos no Piauí, quatro casos suspeitos e 206 casos descartados.
 
Casos Covid em Teresina
 
A positividade dos testes para Covid-19 em Teresina aumentou 12% na semana passada (9 a 15 de abril) em relação à semana anterior, segundo o Comitê de Operações Especiais (COE) de Teresina. O boletim epidemiológico da 15ª semana também registrou um crescimento de 74% na procura por testes rápidos e de 24% no exame PCR.
 
O COE reforça ainda que a população atualize o esquema vacinal, principalmente as pessoas mais vulneráveis. Veja onde se vacinar contra Covid em Teresina.
 
E pede também que as pessoas que realizaram testes rápidos notifiquem os casos e os resultados às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada).

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, testes, covid