Piauí registra 25 municípios com casos suspeitos; pacientes são monitorados

20/03/2020 09h15


Fonte Cidade Verde

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMunicípios do Piaui com casos suspeitos(Imagem:Divulgação)
O Piauí registrou nesta quinta-feira (19) os três primeiros casos confirmados de infecção por Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento, 25 municípios investigam casos tidos como suspeitos.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), Herlon Guimarães, informou que os pacientes e as pessoas com as quais eles entraram em contato foram mapeados e orientados ao recolhimento domiciliar.

“Quando há suspeição de casos, essas pessoas já são monitoradas. Existe todo um protocolo que tem que ser seguido. Essa pessoa passa por uma entrevista e nessa entrevista nós começamos a montar toda a história epidemiológica e essa história passa para que nós possamos conhecer o que aconteceu com a pessoa que chegou até essa suspeição” , informou Guimarães

O superintendente de Atenção Integral à Saúde também reforça para o recolhimento domiciliar agora com a confirmação no Piauí.“Estamos confirmando a presença do vírus já no nosso estado. E as pessoas têm que manter a calma. Esse é o momento de praticarmos a informação recebida. Esse é o momento de praticarmos o isolamento social. Quem pode ficar em casa, deve ficar em casa. Lembrando que isso não é um treinamento, é uma vida real”, alertou.

Foram realizados 16 testes para coronavírus no Piauí, três deles com confirmação. A Sesapi não informou quantos exames devem ter resultado nesta sexta-feira (20).

O público-alvo do teste será apenas para quem está internado em estado grave ou para pessoas com suspeita que tenham tido contato próximo com pacientes testados positivo. “Porque a nível nacional não há exames suficientes para toda a população”, explicou Herlon.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, casos, covid