Piauí registra 1.150 focos de incêndio em 2013, apontam dados do INPE

12/08/2013 18h00


Fonte G1 PI

Segundo dados do site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados 1.150 focos de incêndios no Piauí de 1º de janeiro a 11 de agosto deste ano. O estado é o sétimo no ranking de queimadas do país e o terceiro do Nordeste. De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros Júlio da Silva, o número tende a aumentar, já que a partir de agosto há uma maior incidência de focos de queimadas. Em 2012, foram 4.362 registros.

“Nesse período nosso trabalho é bem mais intenso. Ficamos em alerta constante. Temos registrados muitos focos e a tendência até o B-R-O-BRO é que os números aumentem ainda mais”,
disse.

A região mais preocupante é o extremo Sul do estado, onde a seca amplia a incidência dos incêndios. Ainda de acordo com os dados do site de monitoramento, dois munícipios piauienses estão entre os 10 com maior incidência de focos de incêndio no Brasil. A cidade de Sebastião Leal, em 4º e Palmeira do Piauí, em 8º.

O subtenente explicou os fatores que levam ao aumento dos números de focos de queimada. “As altas temperaturas em conjunto com alguns descuidos da população geram essas queimadas. Bitucas de cigarro e latinhas de alumínio descartadas de formas inadequadas podem causar incêndios”, relatou.

O Corpo de Bombeiros ressalta ainda que matos e terrenos baldios são os locais onde as queimadas ocorrem com maior frequência.

Imagem: Catarina Costa/G1Queimadas são comuns neste período do ano em Teresina.(Imagem:Catarina Costa/G1)Queimadas são comuns neste período do ano em Teresina.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews