Piauí reduz em mais de 70% os óbitos e novos casos por Covid nos últimos 14 dias, revela Sesapi

15/03/2022 13h41


Fonte Cidadeverde.com

O número de casos e mortes por Covid-19 tiveram uma redução de mais de 70% em comparação aos últimos 14 dias no Piauí. Os dados são do relatório da 10ª Semana Epidemiológica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgados nessa terça-feira (14), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com o documento, as mortes em decorrência da doença apresentaram uma queda de 73%, nas últimas duas semanas, apresentando uma média em sete dias de dois óbitos. Na semana anterior, a média estava em três mortes por complicações do coronavírus.

Os casos de infectados também estão em decréscimo de 74%, em comparação aos últimos 14 dias. A média móvel em sete dias ficou de 88 casos de Covid-19, na semana anterior, a média apresentada era de 115 pessoas contaminadas pelo vírus.

Outro indicador que também está apresentando uma queda acentuada é a taxa de transmissibilidade. Na 9ª Semana Epidemiológica, a taxa de transmissibilidade estava em 0,79.

Já o relatório da 10ª Semana Epidemiológica apresentou uma taxa de 0,77, o que significa que a cada 100 pessoas contaminadas podem transmitir o vírus para outros 77 indivíduos. O cenário está mais confortável, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um RT abaixo de 1.

“Quando o RT é menor que 1, é sinal de que a transmissão da doença recua, mas é importante esclarecer que comportamento da sociedade influencia no aumento ou na diminuição da taxa R”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que esses resultados são um reflexo da vacinação no estado. O gestor também reforçou que quem ainda não se vacinou, deverá procurar os postos de vacinação.

“Já estamos percebendo uma queda acentuada nos números de mortes e também de casos de Covid-19 no Piauí, mais um reflexo da nossa vacinação, que vem sendo uma das melhores do país, mas não podemos relaxar. Se você ainda não recebeu suas doses ou seu reforço, procure os postos de vacinação de seu município e se imunize contra este vírus e mantenha os cuidados higiênico-sanitários”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, casos, taxa