Piauí permanece em alertas de chuvas intensas para fim de semana do Natal; confira previsão do tempo

24/12/2022 20h13


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1 PIChuvas em Teresina(Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Chuvas em Teresina

O fim de semana de Natal, neste sábado (24) e domingo (25), será de pancadas de chuva em grande parte do Piauí, segundo alertas divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Norte e Centro-Norte do estado, as chuvas tendem a somar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Os números indicam alerta amarelo, de perigo potencial.

Nas regiões Sudeste e Sudoeste, no entanto, o alerta é laranja e o volume pode chegar a 60 mm/h ou 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ao g1, a climatologista Sônia Feitosa, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), explicou que as precipitações são provocadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). E destacou que nos períodos noturnos, há possibilidades de trégua.

“Nesta véspera de Natal, há uma tendência de que pelo menos as primeiras horas da noite, quando as famílias vão estar reunidas, não sejam chuvosas”, destacou.

O domingo (25) não deve ser diferente, de acordo com as previsões. Em Teresina, deve predominar o céu nublado e pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A temperaturas mínima será 22 ºC e máxima 30°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 60 e 95%.

Confira orientações

Conforme o Inmet, em caso de chuvas fortes, o ideal é não permanecer em janelas ou varandas e não se abrigar debaixo de árvores durante o temporal. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, ou mexer em aparelhos conectados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e/ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: chuva, natal, alertas