Piauí participam da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

17/11/2023 10h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Geirlys SilvaO evento celebra o crescimento e inovação na agricultura familiar no Nordeste, além de comercializar, criar integração e intercâmbio entre os produtores da agricultura familiar na(Imagem:Geirlys Silva)O evento celebra o crescimento e inovação na agricultura familiar no Nordeste, além de comercializar, criar integração e intercâmbio entre os produtores da agricultura familiar na região.

A II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) foi aberta, nesta quinta-feira (16), no Espaço da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, Paraíba. A iniciativa é promovida pelo Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF). O evento, que se estenderá até 19 deste mês, destaca a variedade produtiva da agricultura familiar na região.

A feira reúne mais de 500 expositores dos nove estados nordestinos, atraindo um público previsto de mais de 12 mil pessoas, fortalecendo o cooperativismo solidário e a comercialização, além de promover rodadas de negócios nos setores institucional e privado. Essa ação inovadora contribui para a viabilidade econômica dos empreendimentos vinculados à agricultura familiar.

Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar do Piauí, conta que a Fenafes visa integrar políticas públicas, ações de desenvolvimento, comercialização e modernização dos processos produtivos. “Esse é um espaço propício para o intercâmbio de experiências entre representantes governamentais e movimentos sociais, impulsionando o desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável”, pontua a gestora.

A secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos, enfatiza que este é um momento de reconstrução do Brasil, de políticas públicas importantes para os estados, principalmente para o Nordeste.

“O nosso lema é "união e reconstrução", retomando as políticas públicas que o país precisa, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Merenda Escolar (PNae) para os estudantes. Tudo isso é fruto de muita luta, mas sabemos que devemos avançar ainda mais”, destaca a gestora.

O ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destaca que o atual governo está revolucionando os investimentos para a agricultura familiar no Brasil, especialmente para a região Nordeste, que teve um aumento significativo em investimentos no Plano Safra em relação ao ano de 2022.

“O Plano Safra da Agricultura Familiar é o maior programa da área, no qual aumentamos os investimentos. O Nordeste passou a receber grande parte desses recursos, a exemplo do Piauí, que teve um aumento de 80% em relação ao ano de 2022. Isso é muito importante porque o povo brasileiro precisa voltar a consumir o que é da tradição alimentar do nosso país”, finalizou o gestor.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews