Piauí lidera ranking de cidades sem acesso a serviços bancários no país

05/03/2017 08h17


Fonte Cidadeverde.com

Um levantamento divulgado pelo Banco Central mostra que o Piauí é o estado com o maior índice no país de cidades sem qualquer atendimento bancário. Dos 224 municípios, 95 não possuem sequer um correspondente dessas instituições. Os dados são referentes ao ano de 2016.

A Paraíba vem logo em seguida com 64 dos 223 municípios desassistidos de bancos. Na terceira colocação aparece o Rio Grande do Norte com 45 cidades sem atendimento bancário dentre os seus 167 municípios.

Em todo o país, o levantamento mostra 352 cidades não tinham acesso direto aos bancos no ano passado. O Brasil possui 5.588 municípios.

Imagem: Cidadeverde.comPiauí lidera ranking de cidades sem acesso a serviços bancários no país.(Imagem:Cidadeverde.com)

Se o dado em 2016 é considerado o mais alto desde 2010, a previsão é que este índice suba este ano. Instituições como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste já anunciaram fechamento de agências.

"Para o Piauí, esse ranking que o Banco Central divulgou é lamentável. É um Estado grande onde tem menos agência bancária e o povo é menos atendido. A gente sempre denunciou isso. Cidade que não tem banco é cidade onde não tem movimento, onde não há produção e os comerciantes não prosperam. Ainda tem o problema das pessoas se deslocarem para outros locais"
, reclama o presidente do Sindicato dos Bancários Arimatea Passos.

Só o BB fechará 402 agências no país. Outras 379 agências serão transformadas em postos de atendimento. A medida afeta o Piauí. Em Teresina será fechada a agência da Avenida União, no bairro Mocambinho, na zona Norte. Virarão postos de atendimento as agências da Avenida Poti, no Centro Administrativo (zona Sul) e a agência Heróis do Jenipapo. No interior, quatro agências também serão reduzidas a postos: nos municípios de: Inhuma, Angical do Piauí, Francisco Santos e São Pedro.

“A precariedade é muito grande. Estamos solicitando apoio do Procon e do Ministério Público para poder ver se conseguimos barrar o fechamento dessas agências”,
afirma a diretora financeira do Sindicato dos Bancários do Piauí, Francisca de Assis.

Já o Banco do Nordeste oficializou o fechamento de uma agência em Teresina, na avenida João XXIII, na zona Leste da cidade. Outras agências que já estavam prontas para serem inauguradas não devem entrar em funcionamento, como em Castelo do Piauí, Canto do Buriti, Picos e Parnaíba.

“A Caixa ainda não disse que vai fechar, temos a expectativa que não tardará a lista de agências. A proposta do governo é reduzir os bancos públicos e o quadro de funcionários sem substituição através dos concursos”,
declara.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui