Piauí já aplicou mais de 215 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19

07/05/2023 21h32


Fonte Cidadeverde.com

Doses aplicadas por municípiodo mais de 215 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19 até este domingo (7), é o que mostram os dados dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e disponibilizados no Vacinômetro do Ministério da Saúde (MS).

O imunizante bivalente é ofertado a todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

Com mais de 45 mil doses, Teresina lidera o ranking de cidades piauienses com o maior quantitativo de aplicação do reforço contra a doença. Nesta segunda-feira (8), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciará a ampliação gradativa do público-alvo da campanha de vacinação.

Doses aplicadas por município

Imagem: MSDoses aplicadas por município(Imagem:MS)

Por outro lado, o Painel do MS revela que as cidades de Beneditinos, Campinas do Piauí, Joca Marques, São Miguel do Tapuio e Valença ainda não haviam registrado a aplicação de nenhuma dose da vacina bivalente contra a covid-19.

Ao todo, o Brasil totalizou cerca de 13,5 milhões de pessoas protegidas com a dose bivalente da vacina contra a covid-19. A orientação é que quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose em atraso deve procurar a Atenção Primária, porta de entrada do SUS.

De acordo com Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, aumentar as coberturas vacinais contra a covid-19 é a prioridade do Governo Federal. “A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, defende.

No último mês de fevereiro o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação com o objetivo de resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas, para que o país volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: doses, covid, bivalente