Piauí inicia emissão da Carteira de Identidade Nacional em formato digital; saiba como aderir

16/12/2022 08h43


Fonte G1 PI

Imagem: Gil Oliveira/G1Sede do Instituto de Identificação na Rua Barroso, Centro de Teresina.(Imagem:Gil Oliveira/G1)Sede do Instituto de Identificação na Rua Barroso, Centro de Teresina.

A partir do dia 20 de dezembro, o Governo do Estado do Piauí inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além do novo layout, o documento, que visa evitar fraudes, será implementado e integrado ao sistema de identificação do Estado do Piauí com a Receita Federal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Wallet GOV.BR.

Para aderir, o cidadão precisa procurar os balcões de atendimento a partir do dia 20. Os que solicitarem a primeira via do documento já irão receber a carteira de identidade nacional.

Os que solicitarem a segunda via receberão o documento convencional. Ambos possuem a possibilidade de uma versão digital no aplicativo “RG Digital”, que ainda não tem previsão para lançamento.

Os locais de atendimento serão realizados na sede no Instituto, localizada na Praça Saraiva, no centro de Teresina; no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, no anexo do Espaço Automall, zona leste de Teresina e no anexo do 24º Distrito Policial, no bairro Dirceu, na zona sudeste da capital. Vale ressaltar que os atuais RGs continuam válidos.

A emissão do Documento de Identidade, o RG, é de responsabilidade dos Institutos de Identificação Estaduais. Segundo o Instituto, o Piauí se antecipou e é o sétimo estado em investir na integração, atrás apenas dos estados de Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal.
Projeto de integração

Essa é a segunda fase do projeto de modernização e integração do RG Nacional, que iniciou com o primeiro passo em março deste ano por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Valid Soluções.
Imagem: DivulgaçãoPiauí começa a expedir novo modelo da identidade na próxima terça-feira.(Imagem:Divulgação)

O documento, que será emitido com a coleta da biometria digital, permitirá a unicidade do cidadão no banco de dados nacional e trará o CPF como número de RG.

Desde a dia 15 de março de 2022, O Governo do Estado do Piauí, por meio do Instituto de Identificação, iniciou a emissão do RG com visual moderno e diversos itens de segurança, já adotando como número de RG o próprio número de CPF, fotografia, impressão digital e assinaturas já impressos no próprio RG.

Decreto

O Decreto 10977/2022, que estabelecer os procedimentos e os requisitos para a expedição da Carteira de Identidade por órgãos de identificação dos Estados e do Distrito Federal no seu artigo Art. 3º.

A Carteira de Identidade adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como registro geral nacional previsto no inciso IV do caput do art. 11.