Piauí está entre os dois estados com tendência de aumento de casos de síndrome respiratória

25/02/2022 12h27


Fonte G1 PI

O Piauí apresenta indicativo de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quarta-feira (23). O estado está contra a tendência nacional de queda.

A projeção tem como base a semana epidemiológica de 13 a 19 de fevereiro, com informações inseridas no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 21 deste mês.

Os indicadores dos casos de SRAG são estimativas obtidas através da análise do perfil de variação no número de novos casos semanais durante as últimas 3 (três) semanas para o curto prazo e 6 (seis) semanas para o longo prazo.

Apenas o Piauí e o Acre apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 07. Na recente atualização, Teresina se destaca entre as capitais com essa projeção negativa, ao lado de Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT).

As análises apresentadas se baseiam em registros no Sivep-gripe que atendem critérios de sinais e sintomas mantidos fixos.

Observou-se que, com o avanço da cobertura vacinal na população adulta, as faixas etárias de 60 anos ou mais voltaram a ser os grupos com maior incidência semanal de casos e óbitos por SRAG com resultado de RT-PCR positivo para SARS-CoV-2.

Também se destaca o fato de que o aumento de novos casos durante o período de predomínio da variante ômicron, iniciada ao final de 2021, resultou na maior incidência registrada entre crianças de 0-4 e 5-11 anos desde o início da epidemia.

Entre os adolescentes de 12-17 anos também se observa registro próximo ao pico de maio de 2021. De acordo com o boletim InfoGripe, tais situações podem estar associadas ao fato de que estas faixas etárias estavam recém iniciando o acesso à vacina ao final de 2021.

Casos de SRAG no país

Nacionalmente, o cenário atual sugere queda nas tendências de curto e longo prazo. Referente ao ano epidemiológico 2022, já foram notificados 71.043 casos de SRAG, sendo 41.917 (59,0%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 0,9% Influenza A, 0,1% Influenza B, 1,7% vírus sincicial respiratório, e 90,8% SARS-CoV-2 (COVID-19).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, semanas, gripe