Piauí envia 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos da Covid-19 para o Amazonas

15/01/2021 11h56


Fonte G1 PI

O Governo do Piauí enviou, nesta quinta-feira (14), 45 mil Equipamentos de Proteção Individual e (EPIs) e 30 mil testes rápidos para o Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde por conta do avanço dos casos de Covid-19. O estado está com hospitais e cemitérios lotados, além de falta de oxigênio em unidades de saúde.

A capital amazonense, Manaus, já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Para ajudar a desafogar o sistema de saúde, Teresina vai receber 30 pacientes, de acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através do acordo de cooperação entre estados durante a pandemia, cedeu 10 mil aventais impermeáveis manga longa; 15 mil protetores faciais; 10 mil máscaras N95; 10 mil máscaras triplas descartáveis e 30 mil testes rápidos para auxiliar o combate à Covid-19 no Amazonas.

"Estamos sensíveis à situação dos nossos irmãos amazonenses e, dentro desse espirito fraternal, estamos colaborando com a cessão de Equipamentos de Proteção Individual e testes rápidos Covid para amenizar o sofrimento deles", afirmou o secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Neto.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: testes, covid, sa?de