Piauí é o vice-líder nacional de expansão de energia eólica, diz Aneel

03/08/2020 18h35


Fonte Meio Norte

Imagem: ReproduçãoPiauí é o vice-líder nacional de expansão de energia eólica, diz Aneel(Imagem:Reprodução)
 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ) fechou o mês de julho com 119,97 MW liberados para operação comercial – sendo 84% deles em usinas eólicas. A inserção dessa fonte na matriz elétrica tem se destacado em 2020. Ao longo do ano, a fiscalização da Agência liberou 3.123,38 MW em 12 estados do País.

A Aneel informou que o Piauí é o vice-líder nacional de expansão de produção de energia eólica em 2020, com 523,35 MW. O líder foi Sergipe, com expansão na produção de 1.515,64 MW, Em terceiro lugar ficou o Rio Grande do Norte, com 356 MW.

Apesar do cenário de pandemia da Covid-19, a Aneel tem mantido normalmente o acompanhamento da expansão da oferta de energia elétrica no Brasil. Entre as inovações utilizadas pela fiscalização da Agência está, por exemplo, o uso de tecnologias que permitem o acompanhamento de obras por imagens de satélite.

Esses painéis trazem histórico da expansão da geração desde a criação da Aneel (1997) e, também, perspectivas futuras a partir da base de dados de todos os empreendimentos atualmente outorgados para produção de energia eólica.

O Brasil alcançou em 2020, até o momento, capacidade instalada de 172.744 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel o Siga, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.

Desse total em operação, 82,79% são impulsionados por fontes renováveis.

O desenvolvimento de inovações na fiscalização de usinas tem garantido à Aneel acompanhar integralmente os empreendimentos em implantação, mesmo no atual cenário de viagens suspensas e isolamento social.


Tópicos: energia, piauí, eólica