Piauí é o terceiro estado do Brasil que mais desmatou áreas da Mata Atlântica

18/02/2023 20h31


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsEm todo o estado, foram devastados 6.232 hectares de floresta nativa.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Em todo o estado, foram devastados 6.232 hectares de floresta nativa.

O Piauí é o terceiro estado do Brasil que mais desmatou áreas da Mata Atlântica em 2022. O dado consta no boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento, que monitora a situação no país. Em todo o estado, foram devastados 6.232 hectares de floresta nativa.

A amostra foi coletada entre os meses de agosto a outubro. Segundo o boletim, a área corresponde a 75 campos de futebol por dia – fator que acende o sinal de alerta para biólogos, ambientalistas e órgãos de controle.

No quadro geral dos municípios, aparecem as cidades de Riacho Frio e Cristino Castro, com 652 e 359 hectares desmatados, respectivamente. Segundo diretor do SOS Mata Atlântica, a situação está ligada à agricultura e incêndios criminosos.

“Essas áreas não deveriam ser desmatadas, porque são protegidas pelo código florestal. Segundo essa lei, só pode ter derrubada na Mata Atlântica em situações excepcionais de interesse social e utilidade pública”,
destacou.

O estado Brasil que mais desmatou durante os primeiros 10 meses de 2022 foi a Bahia, com 15.814 hectares. Minas Gerais é o segundo, com 14.389 hectares.

Devastação

Em 2021, a cidade de Cristino Castro registrou um grande incêndio florestal, que durou cerca de 10 dias. As chamas foram controladas após trabalho conjunto de biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bombeiros e populares.

O produtor rural, Eldnê Miranda, lembrou os momentos de aflição e reforçou a necessidade de harmonia entre a natureza e o ser humano.

“Acabar com todos os meus bichos e morrer de fome, era tudo o que eu pensava. Porque, se acabou o pasto, acabou o gado. Doeu demais. Eu até pensava que não iria mais existir [a floresta]”, declarou.

Tópicos: estado, hectares, mata