Piauí consegue vacinar 97,15% do rebanho contra a febre aftosa

26/03/2013 14h06


Fonte G1 PI

O Piauí conseguiu vacinar 97,15% do rebanho durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado, que conseguiu atingir cerca de 1,6 milhão cabeças de gado. O estado agora busca a certificação de área livre da aftosa junto ao Ministério da Agricultura. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (26).

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Diretor da Adapi fala sobre dados da campanha contra a febre aftosa. (Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Diretor da Adapi fala sobre dados da campanha contra a febre aftosa.

De acordo com Antonio Filho, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o resultado da campanha foi positivo e representa que o estado é área livre da aftosa, com apenas 3% do gado sem vacinar. “O alcance da vacinação demonstra ainda que nós conseguimos conscientizar os proprietários para a importância da vacinação”, avaliou. Atualmente, o Piauí possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado divididas em 64 mil propriedades rurais.

Segundo a Adapi, no mês passado, exames feitos pela fiscalização do Ministério da Agricultura demonstraram que o vírus da febre aftosa não existe no estado. Para Antonio Filho o laudo é a etapa mais importante no processo para que o Piauí receba a certificação de área livre da aftosa, que sairá entre maio e junho deste ano.

A campanha de vacinação chegou a ser prorrogada no ano passado por conta da situação do gado que ficou bastante debilitado devido a estiagem. Além de proteger, a vacinação valoriza o rebanho permitindo a comercialização com todos os estados brasileiros sem nenhum embargo.

“A obtenção do certificado de área livre da aftosa representa para o Piauí um grande avanço na comercialização dos rebanhos do estado, que poderá ser comercializado para todo o Brasil”,
disse Antonio Filho.