Piauí confirma quarto caso de varíola dos macacos e secretaria lança painel de monitoramento da doen

30/08/2022 10h56


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiPainel Epidemiológico Monkeypox(Imagem:Sesapi)Painel Epidemiológico Monkeypox

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, nesta segunda-feira (29), o Painel Epidemiológico Monkeypox, responsável por disponibilizar dados atualizados da varíola dos macacos no estado. O estado já possui quatro casos confirmados da doença.

Acesse aqui o painel.


O painel informa os casos notificados no estado, sejam eles suspeitos, prováveis, descartados, confirmados, além dos óbitos pela doença. Sobre os casos confirmados, também há informações como a discriminação por sexo, idade, município e território de saúde.

“À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e, automaticamente, já atualizam no painel. Basta acessar o site e clicar em ‘Painel Epidemiológico Monkeypox’”, explicou o secretário de saúde do estado, Neris Júnior.

Varíola dos macacos no Piauí

Até o momento, segundo o painel epidemiológico, o Piauí possui 4 casos confirmados de varíola dos macacos. Eles foram registrados nos municípios de Batalha (1), Parnaíba (1) e Teresina (2).

Há ainda 49 casos suspeitos da doença, 2 prováveis, 17 descartados. Não foram registrados óbitos pela doença no Piauí.

Todos os casos confirmados são do sexo masculino, sendo metade de pessoas entre 20 e 29 anos, um entre 30 e 39 e outro de 40 a 49 anos de idade.

Quem lidera o número de casos suspeitos é a capital, com 19 pessoas. Os demais são de Agricolândia (1), Barras (1), Boa Hora (1), Buriti dos Lopes (1), Cajueiro da Praia (4), Cocal (1), Cristino Castro (1), Curralinhos (1), Esperantina (1), Itaueira (1), Monsenhor Hipólito (1), Novo Santo Antônio (2), Parnaíba (6), Pedro II (1), Picos (1), Piripiri (1), Santa Luz (1), São Raimundo Nonato (1), São Pedro do Piauí (1), Simões (1) e União (1).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, confirmados