Piauí Conectado: estrutura de internet fibra óptica para mais 24 cidades

14/10/2021 13h54


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPiauí Conectado: estrutura de internet fibra óptica para mais 24 cidades(Imagem:Reprodução)Piauí Conectado: estrutura de internet fibra óptica para mais 24 cidades

As equipes do projeto Piauí Conectado seguem trabalhando para chegar a todos os municípios do Piauí até 2022. Nos meses de agosto e setembro, a estrutura de internet fibra óptica chegou a mais 24 cidades, beneficiando mais de 130 mil novos piauienses.

Com cerca de 12 mil habitantes, Fronteiras é um dos municípios recentemente contemplados com infraestrutura de rede da Piauí Conectado em oito órgãos estaduais. Um deles é a Unidade Escolar Benjamin Batista.

Segundo a coordenadora da escola, Agenilda Freitas, a conexão de internet facilitou bastante o trabalho no dia a dia. “Facilitou o nosso trabalho e auxiliou os alunos nos estudos, pesquisas e trabalhos. Para nós, representa estarmos conectados com o mundo”, conta.

No local, também funciona um polo da Universidade Aberta do Piauí (UESPI). O aluno Fabricio Carlos Batista de Sá estuda Administração na unidade de ensino e conta que a internet tem contribuído bastante para seu aprendizado. “Hoje estamos com essa oportunidade aqui no polo de Fronteiras, que vai enriquecer as nossas pesquisas no decorrer do nosso curso. Para nós é uma benção muito grande ter essa internet aqui, principalmente para aquelas pessoas da zona rural, que não têm internet em sua residência”, afirma.

Em Marcolândia, cidade que fica a 435 km de Teresina, uma das principais atividades econômicas é a pecuária. Na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), a internet tem sido muito importante para a realização dos trabalhos.

“A internet atende as nossas necessidades e é excelente. Aqui nós fazemos emissões de documentos, fichas sanitárias, a fiscalização e certificação de vacinas e atendimento da comunidade em geral quando se trata de agropecuária”, relata o coordenador regional da Adapi, Adalto Teixeira.

“Até 2022, o Piauí terá uma das redes de telecomunicação mais modernas do Brasil, com 11 mil km de fibra óptica, atendendo todos os 224 municípios do estado”, destaca Emerson Silva, diretor presidente da Piauí Conectado.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Piauí, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).

Confira os municípios contemplados pela Piauí Conectado em agosto e setembro: Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Betânia do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caridade do Piauí, Canavieira, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Fronteiras, João Costa, Joca Marques, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Morro Cabeça no Tempo, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí e Vila Nova do Piauí.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: internet, piau?, conectado