Piauí anuncia vacina contra Covid-19 para pessoas de 12 a 18 anos com comorbidades

20/07/2021 14h57


Fonte G1 PI

Imagem: Felipe MartinsVacina contra Covid(Imagem:Felipe Martins)Vacina contra Covid

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, nesta terça-feira (20), que pessoas de 12 anos a 18 anos que tenham comorbidades vão se vacinar contra Covid-19 no estado.

Veja quem pode ser vacinado hoje em Teresina e o que fazer
O Sesapi informou que deve divulgar uma orientação aos municípios, ainda nesta terça, regulamentando a vacinação deste publico no Piauí. O órgão adiantou que será necessária a apresentação de laudo médico no ato da vacinação.

“As comorbidades e deficiências permanentes deixam as crianças mais expostas ao risco de contrair a doença. A vacina é a nossa esperança de protegê-las contra a Covid-19”, declarou o secretário de saúde, Florentino Neto.
Esse público receberá a vacina da Pfizer, a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil de acordo com a Anvisa.

A vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos entrará na cota de 30% das vacinas destinadas no Piauí às pessoas com comorbidades e que estão relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) como prioritárias para a imunização contra a Covid-19.

O secretário de saúde citou a volta às aulas como um dos motivos para inclusão desse público agora no calendário de vacinação.

"Estamos voltando às aulas com professores vacinados e esse grupo com deficiência e comorbidade ficaria de fora. São crianças que necessitam da escola como meio educacional, convivência social e estimulação", explicou Florentino Neto.

Em entrevista à TV Clube nesta terça-feira (20), o gestor afirmou que a Sesapi iria apresentar a proposta de vacinação desse público para votação na Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

O gestor disse que a câmara técnica de vacina, formada pela Sesapi e por secretarias municipais e que avalia questões ligadas à campanha de imunização, aprovou, na sexta-feira (16), a inclusão desse público no calendário de vacinação.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews