Piauí alcança 100% das escolas estaduais inscritas na 18ª Olimpíada de Matemática

17/03/2023 07h54


Fonte pi.gov.br

O Piauí alcançou 100% de escolas da Rede Pública Estadual de ensino inscritas na 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Para esta edição, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu a inscrição das escolas nos 224 municípios com a mobilização, através da Coordenação das Olimpíadas do Conhecimento, de cada Gerência Regional de Educação (GRE), entre gestores, coordenadores específicos e as escolas. As inscrições para a Olimpíada acontecem até sexta-feira, 17 de março.

Nesta edição de 2023, que tem como tema “Somando novos talentos para o Brasil”, também foram incluídos os reeducandos do sistema penitenciário do Estado, que agora estão aptos a participar das provas. A novidade é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Justiça (Sejus).

O superintendente de Educação Básica da Seduc, Antônio Amaral, explica como ocorrerá o trabalho de preparação dos estudantes da rede para a participação na olimpíada.

“Nós estamos bastante entusiasmados e projetando ao mesmo tempo o treinamento mais intensivo, de modo pactuado com todos os municípios do estado, para que possamos atender via Canal Educação a todos os estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP, pois estes estudantes têm inúmeros benefícios, como oportunidades de carreiras na iniciação científica a partir destes resultados”,
informou Antônio Amaral.

Em Piripiri, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho desenvolve o trabalho dedicado à olimpíada já no planejamento do ano letivo. A gestora escolar Inez Maria comenta que a escola ampliará o ensino da Matemática no projeto J.N. Olímpicos, com atividades coordenadas pela professora Laiane Brito.

“No planejamento pedagógico, para a área da matemática, definimos que o foco é elevar as proficiências dos alunos e o índice de medalhas e menções honrosas na OBMEP. Para superar dificuldades de conhecimento básico na área criamos o projeto para aplicar estratégias com revisão semanal, monitoria, o uso de atividades seguindo a plataforma da OBMEP, como trabalhar os descritores nas aulas, avaliações e os conteúdos matemáticos de forma contextualizada”,
detalhou a gestora.

Provas

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada ocorrerá em duas fases: a 1ª fase da OBMEP será em 30 de maio, composta por uma prova objetiva de 20 questões. Os classificados para a etapa seguinte farão a prova da 2ª fase em 7 de outubro, sendo uma prova discursiva de 6 questões.

As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Nível 3 (1ª a 3ª série do Ensino Médio).

Tópicos: obmep, ensino, escolas