PI tem menor crescimento dos casos de coronavírus desde abril

02/07/2020 14h36


Fonte G1 PI

O Piauí registrou, na 8ª etapa da pesquisa sorológica que busca casos de coronavírus no estado, o menor aumento desde o início da pesquisa, em abril. A taxa de aumento de uma semana para outra (do dia 20 para o dia 27), foi de 23%. Segundo o governador Wellington Dias (PT), isso dá segurança para o retorno das atividades econômicas no estado. Ao todo, a pesquisa estima que no estado haja 416 mil pessoas contaminadas.

"A diminuição da taxa de transmissão é o que nos dá confiança para esse retorno",
declarou o governador. A previsão é de que o isolamento social seja flexibilizado a partir do próximo dia 6, com retorno de algumas atividades econômicas, seguindo protocolos de saúde.

Segundo a pesquisa, que teve os dados apresentados pelo médico João Batista Teles, a taxa de crescimento que foi de 23% nesta rodada, já chegou a ser de mais de 150% de uma semana para outra. Para ele, o número é positivo e indica a adesão das pessoas às recomendações de isolamento social. Contudo, ele destacou que é importante que as pessoas mantenham os hábitos.

"Nos alenta essa fase da pesquisa, que mostra que em breve poderemos ter o R0 [taxa de transmissão entre pessoas] controlado ou reduzido. O que essa pesquisa tinha que concluir era que se a população tiver consciência da importância de sua ação na pandemia, em fazer o que tem que ser feito, do uso de máscara, álcool em gel, de lavar as mãos, cuidado em casa, com as roupas, usando a água sanitária, podemos manter essa taxa para que a vida de todos voltem ao normal", disse.

Quanto ao R0, o Piauí registrou uma redução da dinâmica do índice de transmissibilidade do novo coronavírus de 1,8 por indivíduo infectado, para 0,87 em apenas 10 dias. Isso significa que uma pessoa infectada está transmitindo para uma pessoa apenas, ou menos.

Nesta etapa, 4.014 testes e entrevistas foram feitos em 11 municípios (Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Floriano, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente e Valença), chegando a 511 testes positivos. A pesquisa estima, então, quantos casos subnotificados devem existir, com base na população do estado.

Segurança para o retorno
O governador disse que a pesquisa ajudará ainda a definir regiões do estado com alto, médio e baixo risco para o sistema de saúde, de forma que o poder público possa desenvolver estratégias para reforçar leitos de UTI e clínicos, como preparação para o retorno da economia.

"Então teremos condição de, com protocolo, retornar na segunda-feira (6) as áreas da construção civil e correlatas, na semana seguinte, dia 13, o comércio automotivo, e assim com a definição para cada etapa. E destaco aqui o comércio, os pequenos varejistas, porque vamos definindo em que etapa cada área está apta a voltar, até chegarmos a igrejas e educação, que será em uma última etapa", explicou.

Ele disse que, com o resultado da pesquisa, queria mostrar a importância do esforço da população e dos gestores de todos os municípios para essa retomada organizada. "E estaremos medindo os resultados e, sempre, a qualquer problema, poderemos fazer caminho de volta", lembrou.