PI adere ao pacto nacional pela consciência vacinal; Estado é o 1º do NE a seguir iniciativa do CNMP

11/05/2023 13h32


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/CcomGovernador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) assinou pacto nacional pela consciência vacinal.(Imagem:Divulgação/Ccom)Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) assinou pacto nacional pela consciência vacinal.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou, na quarta- feira (10), o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que visa conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Com isso, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso para realizar ações de conscientização com os habitantes acerca da importância do PNI na prevenção de doenças. O objetivo final é retomar os índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Entre as ações previstas estão pelo Governo do Estado estão campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertas sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.

“Essa é uma causa que defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”,
declarou Rafael Fonteles.

A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura de evento coletivo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP).

O evento recebeu o nome de “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades” e está sendo realizado no Sesc Cajuína, localizado na Zona Leste de Teresina.

Capital também aderiu ao pacto

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina também aderiu ao pacto, na quarta. O presidente do órgão, Ari Ricardo, afirmou que a iniciativa é uma questão de saúde pública e que a FMS vai atuar para ampliar a imunização na capital.

“Sabemos da importância das ações de prevenção para o bom funcionamento da saúde pública como um todo, em especial a vacinação, que já salvou diversas vidas em todo o mundo. Por isso, a FMS se põe à disposição para colaborar e trabalhar em prol do aumento das coberturas em nossa cidade”, declarou.

O órgão informou que, no primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva. Além de estratégias de comunicação, o pacto propõe ações como o diálogo interinstitucional, capacitações e atividades de caráter educacional junto às escolas.
Evento coletivo MPs

Durante a solenidade de assinatura do termo, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) disponibilizou aos servidores do MPPI, vacinas do calendário adulto, contra hepatite B, tétano, influenza, caxumba, rubéola e sarampo, com intuito de estimular a vacinação dos trabalhadores do órgão.

Cerca de 100 servidores foram vacinados durante a ação. O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador.

O Junt@s reúne, até 12 de maio, mais de 200 membros dos MPs de todo o país. No evento serão discutidos temas de interesse social, como defesa do consumidor, direitos humanos em sentido estrito, defesa da saúde, infância e juventude, defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, educação, meio ambiente e sistema prisional.

“Temos o prazer e a honra de receber dezenas de colegas de missão, atuantes em todo o MP brasileiro. Nos próximos dias compartilharemos conhecimentos e experiências sobre inúmeros temas de enorme importância. Isso porque o Ministério Público se afigura como protagonista em inúmeros debates de relevância pública no país”,
afirmou o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura.

Na noite de abertura do evento ocorreu a palestra “a efetividade dos direitos humanos na construção de um futuro sustentável”, proferida pela secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Oliveira.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: direitos, humanos, pacto