PF investiga gerente do Pronaf no PI suspeito de fraudes em financiamentos de agricultura familiar

19/04/2024 09h22


Fonte G1 PI

Imagem: Polícia FederalPolícia Federal investiga gerente do Pronaf no PI suspeito de fraudes em financiamentos de agricultura familiar.(Imagem:Polícia Federal)Polícia Federal investiga gerente do Pronaf no PI suspeito de fraudes em financiamentos de agricultura familiar.

A Polícia Federal fez buscas em um endereço relacionado a um gerente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Piauí, suspeito de cometer fraudes em financiamento destinados à agricultura familiar. O nome do gerente não foi divulgado, ou se ele continua no cargo atualmente.

Segundo a Polícia Federal, 50 financiamentos com indícios de fraudes foram verificados. O gerente é suspeito de receber propinas para cometer as fraudes.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma iniciativa do Governo Federal que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O objetivo é atuar junto com instituições bancárias para garantir o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura.

Na operação desta quinta (18), chamada Operação Manager os policiais procuraram, no endereço ligado ao gerente em Teresina, encontrar provas do crime e da participação de outras pessoas no esquema, incluindo outros funcionários do Pronaf. A investigação continua.

O gerente sofreu ainda sequestro de bens e dinheiro, que podem ter sido obtidos através da fraude. Ele pode responder pelos crimes de corrupção passiva e contra o sistema financeiro nacional.

Tópicos: agricultura, gerente, pronaf