Pesquisa aponta que no Piauí mulheres são mortas por usar saia e beber cervejas

08/03/2013 15h02


Fonte Meio Norte

Uma pesquisa feita pela União da Mulher Piauiense (UMP) no Juizado de Aplicação da Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica, apontou que no Piauí mulheres são assassinadas por motivos banais e pelo exercício de sua liberdade como por usar saia, beber cervejas ou sair durante a noite para se divertir.

O resultado da pesquisa foi divulgado no início da tarde de sexta-feira em manifestação promovida pelas entidades de defesa dos direitos da mulher na frente do Palácio do Karnak.

A socióloga e professora Albetiza Moreira, da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), afirmou quando as mulheres do Piauí são assassinadas há uma banalização e criminalização da mulher por seu comportamento.

Ela disse que nos processos em tramitação da Justiça aparecem testemunhas em defesa dos assassinos reprovando o comportamento das vítimas.

"Se a mulher sai de casa para se divertir, se sai de uma forma tal, se ela bebe, tudo isso é apresentado nos julgamentos dos assassinos de mulheres tornando as vítimas fatais umas criminalizadas. Elas foram vítimas de violência, não importa o comportamento, que não justifica a violência", declarou Albetiza Moreira.




Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui